Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP/GO) – Decreto nº 9.406, 19 de fevereiro de 2019. Conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos. A participação é obrigatória para os entes da administração direta e indireta. Composto por quatro eixos prioritários:

Eixo I – Ética        Eixo II – Transparência        Eixo III – Responsabilização        Eixo IV – Gestão de Riscos 

O PCP/GO é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado, que oferece consultoria para sua implantação, valendo-se, além das boas referências nacionais, das melhores práticas internacionais, a exemplo da aplicação metodológica para todo Poder Executivo Estadual da ISO 31.000:2018 para o Eixo IV do PCPGestão de Riscos. 

Clique e saiba mais!
2019

Início e Fundamentos

O PCP é instituído e suas primeiras ações de Gestão de Riscos, Ética, Responsabilização, Transparência e Ouvidoria são iniciadas.

Detalhes de 2019:

2020

Expansão e Novas Frentes

O PCP avança com a criação de Secretarias Executivas de Compliance e participação em legislações estratégicas.

Detalhes de 2020:

2021

Monitoramento e Acompanhamento

Com a expansão do programa para 45 pastas, a atuação em gestão de riscos, ética, transparência e ouvidoria se fortalece.

Detalhes de 2021:

2022

Consolidação e Aperfeiçoamento

O PCP se consolida, expande seu escopo para processos finalísticos e é aprovado pelos servidores em pesquisa do IMB.

Detalhes de 2022:

2023

Reestruturação e Inovação

A CGE é reestruturada, lança o novo Portal da Transparência, alcança nível Diamante na ATRICON e vence concurso nacional de inovação.

Detalhes de 2023:

2024

Novos Formatos e Parcerias

O PCP transita para um modelo de prêmios, lança projetos inovadores e formaliza a parceria internacional com a Open Government Partnership (OGP).

Detalhes de 2024:

Conheça as principais normas do Programa de Compliance Público de Goiás:

Principais indicadores e resultados:

O Programa de Compliance Público (PCP/GO) fortalece, ano a ano, a cultura de integridade no Estado de Goiás, promovendo ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos como pilares de uma boa governança pública. 
Os resultados a seguir refletem o compromisso dos órgãos e entidades estaduais com a integridade e a melhoria contínua da gestão pública. 

O Índice de Compliance Geral mede o grau de aderência dos órgãos e entidades aos critérios do programa, que incluem ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos. 


Em 2024, Goiás alcançou 87,68%, o melhor resultado desde o início do programa.

A partir de 2024, o índice considera a média anual dos resultados dos quatro prêmios do PCP. 

O PCP incentiva a capacitação contínua dos servidores, reconhecendo que o aprendizado é a mola propulsora dos avanços em cada eixo e temática do programa. 

A Certificação em Compliance Público reconhece servidores que concluíram 180 horas de capacitação em assuntos relacionados à padrões de ética e conduta, transparência, responsabilização e gestão de riscos. 

Saiba mais clicando aqui para acessar a página da Escola de Governo – Programa de Certificações. 

As premiações reconhecem os órgãos e entidades que mais se destacaram no atendimento aos critérios de cada prêmio, valorizando o compromisso com a integridade, a transparência e a governança pública. 


Em 2024, mais de 80% dos participantes alcançaram algum nível de premiação (Prata, Ouro ou Diamante). 

O índice de premiação em Governança do PCP, que contempla boas práticas de governança e gestão de riscos, atingiu 76,60%, superando a meta de 75%. 

O Questionário de Ética avalia como os servidores internalizam valores de integridade e conduta ética. 

Os resultados mostram crescimento expressivo no engajamento ao longo dos anos. 

Fonte: Gerência de Promoção de Valores CGE/GO 

O Índice Geral de Transparência demonstra o compromisso do Estado em disponibilizar informações claras e acessíveis à sociedade. 

Em 2024, Goiás alcançou 99,35%, consolidando-se como referência nacional. 

  • 2019 a 2024: apresenta a média das notas alcançadas pelos órgãos e entidades (categorias I e II) que participaram do Prêmio Goiás Mais Transparente, seguindo os critérios definidos nas Metodologias de Avaliação da Transparência Ativa. 

GOIÁS 100%: a evolução constante do índice geral de transparência do programa demonstra o amadurecimento e engajamento dos órgãos e entidades participantes. Esse resultado tem provocado um efeito positivo nas avaliações do Estado de Goiás por organismos externos, como a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), que realiza o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

A Rede de Ouvidoria Estadual tem aprimorado o tempo e a qualidade das respostas às manifestações da população. 

Fonte: Painel dados Estatísticos da Ouvidoria-Geral 

Demonstra o desempenho médio da Rede de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual. 

Em relação ao tempo de resposta, o prazo estadual é de até 30 dias — mais rigoroso que o previsto na Lei Federal nº 13.460/17. 

O Índice de Resolutividade procura demonstrar se a demanda do manifestante foi resolvida ou não, por meio de uma pesquisa de satisfação, realizada após a finalização da manifestação. 

Desde 2019, a CGE realiza auditorias para avaliar a maturidade na gestão de riscos dos órgãos e entidades estaduais.

O número de instituições auditadas tem se mantido estável e abrangente. 

Fonte: Gerência de Auditoria em Gestão de Riscos CGE/GO 

Vídeos sobre o PCP

Série de entrevistas – Programa “O Tal do Compliance”

Série de 65 entrevistas com especialistas e gestores, trazendo experiências e avanços relacionados ao Compliance Público.

Para assistir, acesse a playlist completa pelo menu superior.

Na Voz dos Órgãos/Entidades: resultados da Gestão de Riscos e do Compliance 

Histórias reais de como o Compliance Público e a Gestão de Riscos fortalecem a integridade e melhoram a gestão no setor público. 

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo