Programa de Compliance Público do Governo de Goiás

Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP/GO) – Decreto nº 9.406, 19 de fevereiro de 2019. Conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos. A participação é obrigatória para os entes da administração direta e indireta. Composto por quatro eixos prioritários:

Eixo I – Ética        Eixo II – Transparência        Eixo III – Responsabilização        Eixo IV – Gestão de Riscos 

O PCP/GO é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado, que oferece consultoria para sua implantação, valendo-se, além das boas referências nacionais, das melhores práticas internacionais, a exemplo da aplicação metodológica para todo Poder Executivo Estadual da ISO 31.000:2018 para o Eixo IV do PCPGestão de Riscos. 

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2019

Início e Fundamentos

O PCP é instituído e suas primeiras ações de Gestão de Riscos, Ética, Responsabilização, Transparência e Ouvidoria são iniciadas.

Detalhes de 2019:

2020

Expansão e Novas Frentes

O PCP avança com a criação de Secretarias Executivas de Compliance e participação em legislações estratégicas.

Detalhes de 2020:

2021

Monitoramento e Acompanhamento

Com a expansão do programa para 45 pastas, a atuação em ética, transparência e ouvidoria se fortalece.

Detalhes de 2021:

2022

Consolidação e Aperfeiçoamento

O PCP se consolida, expande seu escopo para processos finalísticos e é aprovado pelos servidores em pesquisa do IMB.

Detalhes de 2022:

2023

Reestruturação e Inovação

A CGE é reestruturada, lança o novo Portal da Transparência, alcança nível Diamante na ATRICON e vence concurso nacional de inovação.

Detalhes de 2023:

2024

Novos Formatos e Parcerias

O PCP transita para um modelo de prêmios, lança projetos inovadores e formaliza a parceria internacional com a Open Government Partnership (OGP).

Detalhes de 2024:

Conheça as principais normas do Programa de Compliance Público de Goiás:

Principais indicadores e resultados:

O Programa de Compliance Público (PCP/GO) fortalece, ano a ano, a cultura de integridade no Estado de Goiás, promovendo ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos como pilares de uma boa governança pública. 
Os resultados a seguir refletem o compromisso dos órgãos e entidades estaduais com a integridade e a melhoria contínua da gestão pública. 

O Índice de Compliance Geral mede o grau de aderência dos órgãos e entidades aos critérios do programa, que incluem ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos. 


Em 2024, Goiás alcançou 87,68%, o melhor resultado desde o início do programa.

A partir de 2024, o índice considera a média anual dos resultados dos quatro prêmios do PCP. 

O PCP incentiva a capacitação contínua dos servidores, reconhecendo que o aprendizado é a mola propulsora dos avanços em cada eixo e temática do programa. 

A Certificação em Compliance Público reconhece servidores que concluíram 180 horas de capacitação em assuntos relacionados à padrões de ética e conduta, transparência, responsabilização e gestão de riscos. 

Saiba mais clicando aqui para acessar a página da Escola de Governo – Programa de Certificações. 

As premiações reconhecem os órgãos e entidades que mais se destacaram no atendimento aos critérios de cada prêmio, valorizando o compromisso com a integridade, a transparência e a governança pública. 


Em 2024, mais de 80% dos participantes alcançaram algum nível de premiação (Prata, Ouro ou Diamante). 

O índice de premiação em Governança do PCP, que contempla boas práticas de governança e gestão de riscos, atingiu 76,60%, superando a meta de 75%. 

Indicador 

Meta 

Resultado realizado 

Índice de Premiação em Governança do PCP (níveis Prata, Ouro e Diamante) 

75,00% 

76,60% 

O Questionário de Ética avalia como os servidores internalizam valores de integridade e conduta ética. 

Os resultados mostram crescimento expressivo no engajamento ao longo dos anos. 

Ano 

Média do percentual de internalização do eixo Ética 

Total de servidores considerados 

Total de respondentes 

Porcentagem de adesão 

2019 

 

 

 

 

2020 

72,56% 

94.452 

25.793 

27,30% 

2021 

95,40% 

92.579 

37.485 

40,48% 

2022 

83,60% 

97.444 

39.314 

40,35% 

2023 

65,33% 

97.869 

46.701 

47,72% 

2024 

91% 

98.434 

39.042 

39,66% 

Fonte: Gerência de Promoção de Valores CGE/GO 

O Índice Geral de Transparência demonstra o compromisso do Estado em disponibilizar informações claras e acessíveis à sociedade. 

Em 2024, Goiás alcançou 99,35%, consolidando-se como referência nacional. 

Evolução do Índice Geral de Transparência (2019 – 2024) 

Ano 

Índice (%) 

2019 

83,52 

2020 

82,65 

2021 

87,96 

2022 

97,66 

2023 

98,27 

2024 

99,35 

Fonte: Sistema de Avaliação do Índice de Transparência (SISLAI) 

  • 2019 a 2024: apresenta a média das notas alcançadas pelos órgãos e entidades (categorias I e II) que participaram do Prêmio Goiás Mais Transparente, seguindo os critérios definidos nas Metodologias de Avaliação da Transparência Ativa. 

GOIÁS 100%: a evolução constante do índice geral de transparência do programa demonstra o amadurecimento e engajamento dos órgãos e entidades participantes. Esse resultado tem provocado um efeito positivo nas avaliações do Estado de Goiás por organismos externos, como a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), que realiza o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

A Rede de Ouvidoria Estadual tem aprimorado o tempo e a qualidade das respostas às manifestações da população. 

Ano 

Prazo Médio 

Resolutividade 

2019 

9,9 dias 

42% 

2020 

6,6 dias 

42% 

2021 

6,4 dias 

63% 

2022 

8,3 dias 

61% 

2023 

8,3 dias 

63% 

2024 

6,7 dias 

58% 

Fonte: Painel dados Estatísticos da Ouvidoria-Geral 

Demonstra o desempenho médio da Rede de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual. 

Em relação ao tempo de resposta, o prazo estadual é de até 30 dias — mais rigoroso que o previsto na Lei Federal nº 13.460/17. 

O Índice de Resolutividade procura demonstrar se a demanda do manifestante foi resolvida ou não, por meio de uma pesquisa de satisfação, realizada após a finalização da manifestação. 

Desde 2019, a CGE realiza auditorias para avaliar a maturidade na gestão de riscos dos órgãos e entidades estaduais.

O número de instituições auditadas tem se mantido estável e abrangente. 

Ano 

Quantidade de órgãos/entidades auditados (ABR) 

2019 

21 

2020 

38  

2021 

45  

2022 

45  

2023 

44  

2024 

45  

Fonte: Gerência de Auditoria em Gestão de Riscos CGE/GO 

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