Programa Gênesis

O Programa Gênesis prevê a promoção do equilíbrio entre meio ambiente e expansão econômica, como agente de um conjunto de ações para que a região da Chapada dos Veadeiros e demais cidades do Nordeste goiano sejam exploradas, porém com consciência ambiental. Nessa primeira etapa serão beneficiados os municípios de São João D’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Teresina de Goiás, Cavalcante, Flores de Goiás, Nova Roma, Guarani de Goiás e São Domingos.

A iniciativa reforça os diversos investimentos e esforços que vêm sendo realizados pelo Governo de Goiás na região desde o início de 2019, a exemplo do Programa Goiás em Movimento – Eixo Municípios; a ampliação do serviço de energia elétrica e água tratada para as comunidades Kalungas. Também a ampliação da rede de policlínicas; além do projeto da cerveja regional e programas de qualificação para a agricultura familiar, dentre outros.

Essa articulação e gestão integrada do território, como ressalta a titular da Semad, secretária Andréa Vulanis, prioriza a mudança da realidade local por meio de transformações significativas no dia a dia dos moradores do local, garantindo assim um legado de oportunidades para a população do Nordeste goiano. Os objetivos do Programa Gênesis serão atingidos a partir da integração entre a sustentabilidade, o turismo, a identidade cultural e a tecnologia, tendo estes fatores como pilares do desenvolvimento integrado e sustentável.

Todo o conjunto de planos e projetos foram contratados diretamente pela iniciativa privada, por meio do instrumento de compensação ambiental. Trata-se de instrumento que impõe aos empreendimentos causadores de significativo impacto ambiental o dever de destinar recursos financeiros para apoiar a criação, implantação e manutenção de unidades de conservação de proteção integral e, no Estado de Goiás, também a custear medidas destinadas a reparar danos decorrentes de impacto ambiental não mitigável sobre a fauna.

Eixos do Programa Gênesis:

Constituir uma jornada para o conhecimento, inovação e criatividade;
Utilizar energias limpas e renováveis em todos os processos;
Desenvolver o turismo de experiência, imersão e aprendizado;
Impulsionar o desenvolvimento regional a partir da economia verde;
Fortalecer a identidade e a cultura regional;
Desenvolver a região de forma integrada;
Desenvolver o território do bem-estar;
Estruturar os parques estaduais Águas do Paraíso e de Terra Ronca;
Garantir a segurança hídrica regional e;
Implantar um sistema de resiliência regional frente às mudanças climáticas

Apresentação do Programa Gênesis

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo