Concessão de parques

Programa de Concessão das Unidades de Conservação da Semad

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) administra 24 unidades de conservação (UC). Treze são da categoria “parque estadual”, cujo objetivo é o de promover o turismo ecológico (além, é claro, de garantir a preservação ambiental).

Tais unidades de conservação possuem relevante potencial de crescimento do turismo ecológico, possibilitando o desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões em que estão localizadas.

Com a finalidade de promover o aprimoramento e diversificação dos serviços turísticos ofertados por estas unidades de conservação, a Semad iniciou estudos para possibilitar a concessão das áreas de uso público de algumas de suas unidades de conservação.

O modelo de concessão permite que a administração pública se beneficie da expertise do setor privado, além de viabilizar a implantação de novas estruturas, a diversificação dos serviços turísticos, aprimorando e garantindo uma melhor experiência para os visitantes nas unidades de conservação.

Concessões em andamento

Consulta pública do Pescan

Aviso de Consulta e Audiência Pública nº 01/2023

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo