Semad lança site que ajudará a lidar com desafios climáticos que envolvam água em Goiás

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, lançou nesta quinta-feira (21/03) uma plataforma que reúne praticamente todos os dados disponíveis sobre recursos hídricos em Goiás: o SirhGO. A cerimônia aconteceu no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e fez parte da programação alusiva ao Dia Mundial da Água (celebrado em 22 de março).

“Há anos em que chove mais, há anos em que chove menos. Isso provoca oscilação na disponibilidade crítica, interfere na agricultura e pode resultar em perdas no desenvolvimento econômico. Portanto, falar de água é falar de pessoas”, disse Vulcanis. “O Estado em que estar pronto, com dados e informações que nos permitam prepara a sociedade diante do desafio climático”.

A secretária afirmou que todas as discussões que acontecem em Goiás e que têm o objetivo de aumentar a resiliência climática dos goianos passa pela água. “Diferente de outros países e localidades, em que se fala, por exemplo, de furacões, tsunamis e por aí vai, aqui a nossa questão é a água. O SirhGO é uma ferramenta importante na nossa estratégia”, completa.

Já o subsecretário de Biodiversidade e Segurança Hídrica da Semad, Jorge Werneck, ressaltou os esforços de Goiás em implementar as diretrizes do Plano Nacional de Recursos Hídricos. “Nosso papel é garantir vazões mínimas, promover o uso racional da água e executar um instrumento que nasceu na conferência Rio 92, que é a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos. Quando falamos de integração, envolvemos tudo o que vocês possam imaginar, pois tudo está relacionado ao uso de recursos hídricos”, declarou.

Subsecretário Jorge Werneck durante lançamento do SirhGO (Foto: Semad)

O que é
SirhGO é a sigla para Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos em Goiás. Já está no ar, pelo link https://portal.meioambiente.go.gov.br/transparencia-web/sirhgo. Reúne as informações mais atualizadas sobre água que estiverem em posse do Governo de Goiás.

O acesso ao SirhGO é feito a partir do site da Semad. É gratuito e não exige cadastro. O Sistema tem, inicialmente, 21 abas: chuvas, vazão de rios, qualidade da água, águas subterrâneas, reservatórios, normas, outorga, bacias críticas, alocação, manejo de bacias, segurança de barragens, fiscalização, área irrigada, monitor de secas, planos, enquadramento, cobrança, órgão gestor, conselho de recursos hídricos, comitês e mapas.

“De forma simples e transparente, neste sistema estão todos os dados sobre a água em Goiás, como outorgas e informações referentes ao monitoramento da qualidade do recurso”, explicou Vulcanis.

A presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alego, deputada Rosângela Rezende (Agir), destacou a importância da semana para o progresso de Goiás e para a garantia da qualidade da água. “Sinto-me honrada por estar presente neste dia grandioso”, afirmou Rosângela, convidando a todos para o último evento da Semana da Água, que ocorrerá nesta sexta-feira (22) na sede da Alego a partir das 9h.

Entre as diversas autoridades que estiveram presentes no evento, o presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski, celebrou a sexta participação da companhia na Semana da Água junto à Semad. “É muito bom ver tudo isso. Fico feliz de ter participado, de ver os grandes avanços da secretaria tanto na área ambiental, na parte de recursos hídricos e saneamento”, disse. “Juntos, vamos ampliando nossos serviços e melhorando em qualidade e regularidade”, acrescentou Soavinski.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo