Semad inicia discussão sobre descarte de eletrodomésticos e eletrônicos em Goiás

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) inicia, nesta quinta-feira (20), a discussão sobre o descarte de eletrodomésticos e eletrônicos inservíveis em Goiás, o que inclui geladeiras, máquinas de lavar, fogões, ventiladores, aparelhos de ar condicionado, telefones e computadores, por exemplo.

A Semad deseja implantar nessa cadeia de produtos um sistema de logística reversa, ou seja: estabelecer uma operação, regulamentada pelo governo estadual, que defina para onde o resíduo vai e como ele deve ser tratado em cada etapa. O gerente de Apoio à Política de Resíduos Sólidos da Semad, Fábio Góis, explica que a logística reversa viabiliza a reciclagem de boa parte dos equipamentos.

“A maior parte dos componentes pode ser reaproveitada, depois de combinada com outros elementos. Quanto maior for o percentual de reaproveitamento, menor o volume de itens que vão para disposição final no aterro sanitário. É muito bom para o meio ambiente”, explica Fábio.

O que acontece nesta quinta-feira (21), a partir das 9h, é um workshop online que vai reunir representantes de indústrias, distribuidores, varejistas e todos os atores que têm interesse em fazer parte da discussão. A participação é gratuita, pelo link https://us02web.zoom.us/j/86045196694?pwd=TldXYm16NVlPYjM1N3JDQmhKSE5NZz09

A inscrição é feita pelo seguinte formulário: https://forms.gle/uL3Kp4vhL6TNqz3B9

Participarão a superintendente de Desenvolvimento Sustentável e Resíduos Sólidos da Semad, Kaoara Batista da Sá; a coordenadora geral de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente, Sabrina Lima; a representante da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Gabriella Camilo; a representante da Green Eletron, Bianca Gondo; o gerente de Difusão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Angelino; o representante da Desctec Natureza e Tecnologia, Dário Ferrari; e o representante da Fecomércio, Marcos Vilela.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo