Semad e FGM discutem fim dos lixões em Goiás em novo episódio do podcast da Semad

O novo episódio do Semadcast, podcast da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), está disponível nas principais plataformas de streaming a partir desta segunda-feira (29/04) e destrincha o Programa Lixão Zero no Estado. Foram entrevistadas Kaoara Batista de Sá, superintendente de Desenvolvimento Sustentável e Resíduos Sólidos da Semad, e Priscila Inácio, assessora de Meio Ambiente da Federação Goiana dos Municípios (FGM). Os municípios têm até o dia 2 de agosto de 2024 para encerrar atividades de lixões em todo o País.

O episódio lançado nesta semana aborda tópicos como a cobrança pela coleta dos resíduos sólidos, destinação correta dos lixos, microrregiões de saneamento em Goiás e os desafios enfrentados pelos municípios para chegar ao fim dos lixões. “Esse Programa Lixão Zero é um dos principais projetos que temos e seguimos engajados, junto a secretários e prefeitos de Goiás, para encerrarmos os lixões. O programa não é uma política de comando e controle, mas de construção conjunta”, disse Kaoara de Sá.

Para Priscila Inácio, é importante o trabalho conjunto para chegar ao desenvolvimento sustentável. “Nós vemos um Brasil mais caro depois da pandemia, com custo de produtos básicos mais caros. Mas precisamos entender as melhores estratégias e, por isso, a FGM se coloca à disposição para avançarmos em políticas de cobranças, mas para fecharmos as contas e, consequentemente, fecharmos os lixões. Teremos que contar com auxílio de quem gera o lixo para fecharmos as contas.”

Confira o novo episódio no Youtube clicando aqui.

Confira o novo episódio no Spotify clicando aqui.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo