Semad abre ‘Semana da Água’ com palestras e atividades de educação ambiental

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) abre a semana em que se comemora o ‘Dia Mundial da Água’ (22 de março) com live, palestras e atividades de educação ambiental.

A live que abriu a programação aconteceu na manhã desta segunda-feira (17). O entrevistado foi o subsecretário de Biodiversidade, Unidades de Conservação e Segurança Hídrica, Jorge Werneck Lima. O vídeo ficou gravado e está disponível no canal da Semad no Youtube. Jorge fez um balanço da gestão de recursos hídricos em Goiás.

O tópico mais importante da live foi a apresentação do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos de Goiás (SirhGO), que será lançado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira na manhã da próxima quinta-feira (21). O SirhGO é uma plataforma que vai reunir dados e informações atualizados sobre a água no Estado.

Nesta terça-feira (19), a Semad vai ao Centro de Artes e Esportes Unificados Orlando Alves Carneiro (CEU das Artes) do setor Cidade Vera Cruz, em Aparecida de Goiânia, e apresenta quatro palestras no período da manhã: 1) o ciclo da água e a importância dos fatores ambientais para manutenção dos recursos hídricos; 2) qualidade da água e principais fontes de poluição; 3) água e gestão de resíduos sólidos; e 4) ODS: estratégias para sustentabilidade. À tarde, acontecem atividades educativas e lúdicas com a participação de jovens no CEU. Haverá oficinas de pintura e jogos.

No dia 20 de março, estudantes de escolas públicas visitam o Parque Estadual dos Pireneus (PEP) para aprender, com técnicos da Semad, como se mede a qualidade da água em corpos hídricos de Goiás.

A programação da Semad continua na quinta-feira (21), com uma cerimônia no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira para o lançamento do SirhGO no período da manhã e apresentações com superintendentes e gerentes que trabalham na área, no àmbito da secretaria, à tarde. Após as exposições, a Semad promove uma mesa redonda com o tema “avanços e desafios dos setores para uso sustentável dos recursos hídricos”.

No dia mundial da água (22 de março), a Semad vai ao auditório Carlos Vieira, da Assembleia Legislativa, para quatro atividades a partir das 9h da manhã: palestra sobre gestão de recursos hídricos frente às mudanças climáticas, nova apresentação do SirhGO, uma mesa redonda sobre o papel de cada um no cuidado com as águas (estado, municípios, empresa e sociedade) e entrega de premiação a pessoas que se destacaram no esforço para proteger as águas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo