“Promessa cumprida”, diz Andréa Vulcanis em encerramento de lote do Juntos pelo Araguaia

“Promessa feita, promessa cumprida”, pontua a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, ao participar do evento de encerramento do Lote 02 do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA), na sexta-feira (22/03), em Santa Rita do Araguaia (GO), no Terminal Turístico do município. Produtores rurais que abriram as propriedades para a execução do programa receberam certificados como homenagem especial. A iniciativa fez parte das celebrações alusivas ao 22 de março, Dia Mundial da Água.

Organizado pelo Instituto Espinhaço, o evento apresentou os resultados do Lote 02 do Juntos pelo Araguaia que tem como instituição investidora o grupo Hypera Pharma. Foram concluídos 230 hectares de áreas recuperadas com plantio, cercamento, terraceamento, barraginhas e curvas de nível na proteção do solo para segurar o sedimento, e impedir que “afogue o rio”. O índice de pegamento das mudas chegou a 93%. O Escritório Executivo de Projetos (EEP) do Juntos pelo Araguia participou da solenidade.

“Santa Rita do Araguaia certamente abrigou um dos lotes do Juntos pelo Araguaia com mais êxito. Estamos muito felizes neste Dia Mundial da Água. Há três anos, estivemos aqui com o governador Ronaldo Caiado para o lançamento. Agora, encerramos as ações. Promessa feita, promessa cumprida. Essa é a missão”, destaca Andréa Vulcanis.

“Avançamos com essa ação histórica, município a município, até que a gente conclua a nossa meta, que é restaurar 5 mil hectares em Goiás. Já chegamos perto de 1 mil. O processo começa a decolar. Acreditamos nesse programa, o mais inovador do mundo. Não tem nenhum projeto que se aproxima da dimensão do nosso. Com muito orgulho e honra a gente comemora o Dia Mundial da Água e o Juntos pela Araguaia. Seguimos na determinação de mudar mentes e corações”, aponta a secretária.

Andréa Vulcanis fez um agradecimento especial às instituições executora e investidora, o Instituto Espinhaço e a empresa Hypera Pharma. “Fica também, e especialmente, o nosso muito obrigado a todos que foram a campo e aos nossos produtores rurais que acreditaram no programa, que estão juntos conosco, que mudaram a visão sobre o seu território”, pontua.

Encerramento do lote 02 do programa Juntos pelo Araguaia (Foto: Semad)

Alegria
O presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira, celebrou “um dia de grande alegria. Cumprimos a missão, o nosso propósito de chegar em Santa Rita, às margens do Rio Araguaia e recuperarmos 230 hectares de áreas degradadas junto com os nossos parceiros produtores rurais, a Hypera Pharma, o Governo do Estado de Goiás e o município”.

De acordo como o idealizador do programa, “essa era a nossa missão inicial. Mas nós não nos despedimos de Santa Rita do Araguaia. Muito pelo contrário. Comemoramos o feito, a obra, a entrega do resultado. Nós viemos aqui, prometemos, cumprimos o que prometemos. É muito importante mostrar para as pessoas que há uma entrega de resultado, que há uma efetividade daquilo que propusemos realizar”.

“O Instituto Espinhaço visa, como centralidade das ações, mostrar para as pessoas que um outro mundo é possível, semear a esperança e colher com frutos a boa ação aqui no mundo”, resume Luiz Oliveira.

A diretora-executiva de Operações do Grupo Hypera Pharma, instituição investidora, Daniela Castanho diz que “estamos muito felizes pela entrega do nosso lote com 230 hectares recuperados e que impactou aproximadamente 29 mil vidas. É um projeto pelo qual temos muito orgulho, que combina muito com nossos valores”.

Presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira (Foto: Semad)

“A água é um dos insumos mais importantes de uma indústria farmacêutica, e acreditamos nesse projeto. Vimos durante a execução que não é somente plantar. É uma questão de sustentabilidade, de perenidade, porque você transforma a visão das pessoas envolvidas sobre a importância do sentido da preservação”, observa Daniela Castanho.

Segundo a diretora-executiva, “não é só plantar árvores. O programa envolve muito mais, envolve educação, por isso é tão apaixonante. A gente sabe que realmente fez a diferença, em consonância com os valores que a empresa, o Grupo Hypera Pharma possui”.

Emoção
A coordenadora de Relação com a Comunidade e Implantação Florestal do Juntos pelo Araguaia, Maiara Soares, do Instituto Espinhaço, afirma que “esse fechamento nos deixa muito emocionados. Tivemos um resultado fantástico em Santa Rita do Araguaia com engajamento socioambiental, adesão de todas as escolas do município, da sociedade, das instituições e empresas. Todos muito comprometidos com a causa do Juntos Pelo Araguaia”.

Maiara Soares avalia que “tivemos uma boa adesão e aceitação por parte dos produtores rurais. Esse é um resultado de muitas mãos, desde o grupo Hypera Pharma, que aportou o recurso por meio de uma doação, até o Governo do Estado, por meio do governador Ronaldo Caiado, que acreditou desde o minuto inicial no Juntos Pelo Araguaia”

Secretária Andréa Vulcanis (Foto: Semad)

“A secretária Andréa Vulcanis, sempre muito atuante, sempre teve no Juntos Pelo Araguaia um propósito de vida, assim como o presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira, idealizador do programa”, diz Maiara Soares. “Hoje a gente consegue colher esses frutos. Então, temos que dimensionar toda a nossa equipe de campo, que esteve ali debaixo de sol e de chuva, empenhada em recuperar essas nascentes. Conseguimos aumentar o fluxo de água em Santa Rita do Araguaia, com benefícios a vários produtores rurais, ao município, à população. Meus agradecimentos a todos de uma forma muito emocionada”, conclui.

Simpósio Territorial
No período da tarde aconteceu o Simpósio Territorial, com duas palestras. O professor doutor Rafael de Ávila Rodrigues, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) abordou o tema “Águas futuras: recuperação, gestão e estímulos à proteção dos recursos naturais”.

O professor doutor Zaqueu Henrique de Souza, do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), ministrou palestra sobre o tema “Visões e perspectivas para a Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia”.

Secretária Andréa Vulcanis (Foto: Semad)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo