Parque da Serra de Jaraguá: confira edital para composição de conselho

Por meio de um edital publicado na edição do dia 10 de abril do Diário Oficial, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) convocou os interessados em participar do conselho consultivo do Parque Estadual de Jaraguá (Pesj).

Existem 22 vagas, das quais metade destinadas ao poder público e metade à sociedade civil. O poder público se fará representado pela prefeitura de Jaraguá, prefeitura de São Francisco de Goiás, meio ambiente, recursos hídricos, saneamento, agropecuária, indústria e comércio, patrimônio arqueológico/histórico/cultural, defesa civil, instituições de ensino/pesquisa/extensão e outros setores, sendo que cada categoria dessas tem direito a uma cadeira.

No âmbito da sociedade civil, há uma vaga para instituições de ensino, pesquisa e extensão e outras dez para ONGs, instituições ou entidades que atuem em Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Agropecuária, Indústria e Comércio, População do Entorno e outros setores.

Os ofícios com as indicações devem ser encaminhados até 30 de abril para o e-mail pesj.meioambiente@goias.gov.br. Em seguida, haverá reunião virtual para escolha dos representantes, se o número de indicados for maior do que o de vagas, depois a divulgação dos escolhidos e, por fim, a posse dos conselheiros (a ocorrer cerca de 40 dias após a publicação do edital).

O conselho existe para acompanhar criação e implantação de plano de manejo, colaborar com a gestão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), avaliar o orçamento da unidade, ajudar na interlocução com a comunidade, acompanhar projetos e outras funções.

O mandato é de dois anos e permite-se a recondução. O modo de preencher o ofício está explicado no edital. Dúvidas podem ser dirimidas pelo e-mail pesj.meioambiente@goias.gov.br ou pelo telefone (62) 98190-1972.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo