Alunos de colégio em Aparecida assistem a documentário sobre parques de Goiás

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) exibiu aos estudantes do Colégio Estadual Santa Fé, em Aparecida de Goiânia, o documentário “Um parque para viver”, que percorre oito unidades de conservação administradas pelo Governo de Goiás. A produção sensibilizou os estudantes a respeito da importância do Cerrado.

“Eu não conhecia os parques, mas agora fiquei com bastante vontade de conhecer, porque vi que dá para fazer trilhas e admirar os animais. Meu sonho é trabalhar com animais silvestres, então achei bem interessante”, afirmou a estudante Myrella Siqueira de Sousa, de 16 anos.

O documentário foi exibido na sexta-feira (14) em meio a um projeto de conscientização ambiental promovido pela escola, com o apoio das Gerências de Educação Ambiental (Geduc) e de Implantação e Manejo de Unidades de Conservação (Gemuc) da Semad.

“Nosso intuito é incentivar a comunidade escolar a conhecer mais sobre esses parques, qual a importância deles no seu dia a dia, na sua rotina e como isso pode influenciar as temperaturas que a gente está vivenciando nos dias atuais”, explica a servidora da Gemuc, Iara Coriolano.

Ao final da exibição, os alunos tiraram dúvidas sobre os parques, seu funcionamento e a importância do Cerrado para o Brasil. “Buscamos não só sensibilizar os estudantes, mas também incentivar que eles desenvolvam um senso de pertencimento ao bioma”, reforça Nicole Mercia Alves, servidora da Geduc.

Sobre o documentário

O documentário é dirigido por Diogo Diniz Garcia Gomes e foi produzido entre fevereiro e agosto de 2024. “Um parque Para Viver” foi produzido com recursos do Programa Goyazes, do Governo de Goiás.

As unidades de conservação escolhidas para servir de locação para as filmagens foram os parques estaduais da Mata Atlântica (Pema), da Serra de Caldas Novas (Pescan), do Araguaia (PEA), de Terra Ronca (Peter), Águas do Paraíso (Peap), dos Pireneus (PEP), da Serra Dourada (Pesd) e Altamiro de Moura Pacheco (Peamp). A lista tem ainda uma UC municipal, a “Refúgio de Vida Silvestre Serra da Fortaleza e Serra das Antenas em Quirinópolis”.

A produção combina paisagens com histórias sobre a fauna, flora e hidrografia da região. Há depoimentos de especialistas em meio ambiente, cineastas, publicitários, fotógrafos e apaixonados pela natureza.

O filme também explica o que são as unidades de conservação, como são classificadas (em áreas de proteção integral ou uso sustentável) e a importância delas para pesquisa e preservação da biodiversidade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo