Escritório de Projetos Setorial SEMAD – PROJSET
O Escritório de Projetos Setorial – PROJSET, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad, faz parte das unidades administrativas básicas da pasta, subordinada diretamente ao Gabinete da Secretaria. O intuito é aprimorar a efetividade da gestão pública da Semad em relação à Governança, Gestão de Portfólio, Programas e Projetos, bem como garantir que o portfólio de projetos esteja alinhado aos objetivos estratégicos da organização (Plano de Governo, GEPI, PPA e Planejamento Estratégico da Semad).
Foi criada na reforma administrativa instituída pelo art. 107 da Lei no 21.792, de 16 de fevereiro de 2023, como o Programa PMO Goiás e faz parte da estruturação de uma rede de gestão de projetos, para a convergência de um Sistema Estruturador de Organização e Inovação Institucional e das Redes de Gestão. O objetivo desta estrutura é aprimorar a efetividade da gestão pública nos órgãos e nas entidades em relação à Governança, Gestão de Portfólio, Programas e Projetos. Ela é composta por uma Unidade Central – A Superintendência dos Escritórios de Projetos da Subsecretaria da Governança da Secretaria Geral de Governo – SGG e 22 Setoriais de Projetos.
Lei n.º 21.792/2023 – Organização Administrativa Poder Executivo
Decreto n.º 10.218/2023 – Regulamenta Lei Organização Administrativa do Poder Executivo
Decreto 10.251/2023 – Regras e Diretrizes atuação dos PMO’s Setoriais
Decreto n.º 10.263/2023 – Institui o SIGES e a Regulamentação da Rede de Gestão de Projetos – GRGs, no Art. 107 e Art. 108.
Portaria nº 376/2024 – Institui o Comitê de Governança de Projetos da SEMAD.
Decreto 10.464/2024 – Aprova o Regulamento da SEMAD
Maturidade Gerenciamento de Projetos Governamentais
A função de um Escritório de Gerenciamento de Projetos
O que é um Escritório de Gerenciamento de Projetos ou PMO?
Um Escritório de Gerenciamento de Projetos, ou PMO, é uma unidade administrativa dentro da estrutura do órgão que define, estabelece e ajuda a manter os padrões e processos de gerenciamento de projetos em toda a pasta. Em geral, ele atua como um centro coordenado para todos os projetos da organização, ajudando-os a funcionar de forma mais tranquila e eficiente.
Escritório de Projetos Setorial – unidade administrativa ligado ao Gabinete do Secretário da pasta, responsável pelo provimento do Método de Gestão de Projetos da SEMAD e apoio às equipes de projetos no que tange aos aspectos da utilização desse Método. Também é responsável pelo acompanhamento da execução dos projetos, programas e portfólios e pelo provimento de informações sobre eles ao Comitê de Governança de Projetos da SEMAD.
Patrocinador – É a pessoa que fornece apoio político e/ou financeiro para a realização do projeto. Aqui representada pela chefe da pasta.
Gerente Funcional – Exerce a chefia da área demandante ou proponente do projeto. Pode ser o Gerente, Superintendente ou mesmo um Subsecretário. É o superior hierárquico que tem a diretiva clara para gerenciar todas as tarefas dentro de sua área de responsabilidade funcional e pode fornecer orientações sobre determinado assunto ou serviço ao projeto, e a qual o Gerente do Projeto está subordinado diretamente.
Gerente do Projeto – É a pessoa responsável pelo projeto em todo o seu ciclo de vida, ou seja, a coordenação da execução do projeto. Gerência pessoas e recursos de acordo com o planejado e fornece relatórios periódicos sobre o andamento do projeto, em conformidade com os instrumentos e padrões estabelecidos pelo Escritório de Projetos Setorial. É sua função identificar as partes interessadas, suas respectivas necessidades e expectativas. Deve também gerenciar a influência exercida por essas partes em relação aos requisitos para garantir o sucesso do projeto. É sua responsabilidade monitorar os resultados – ser o “cobrador” de resultado. Dentre outras habilidades e competências, cabe-lhe saber conduzir reuniões, comunicar-se bem, gerenciar tempo, estimular participação da equipe e parceiros, garantir imparcialidade e foco nas discussões.
Equipe do Projeto – É um conjunto de pessoas com habilidades específicas e complementares afins ao tema do projeto que participa de todo o seu ciclo de vida. É responsável pela execução das atividades do projeto. Apoia o Gerente do Projeto na identificação dos riscos e problemas, assim como no registro das lições aprendidas relacionadas aos aspectos técnicos, gerenciais e de processos do projeto. A equipe deve ter um forte compromisso com a qualidade e orientação para entrega dos resultados das atividades que executa.
Quais são as funções de um Escritório de Projetos Setoriais?
Os Escritórios de Projetos Setoriais oferecem orientação e suporte aos Gerentes de projetos de suas organizações. Eles compartilham as melhores práticas, os status dos projetos e a direção de todos os projetos da organização e, muitas vezes, assumem eles mesmos os projetos estratégicos. As principais Funções de um PMO incluem:
“Escritório de gerenciamento de projetos (EGP) / Project Management Office (PMO). Uma estrutura de gerenciamento que padroniza os processos de governança relacionados com o projeto e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas.” PMBOK 6ª Edição, p. 708.
Criação de documentação, arquivos e ferramentas de projeto
O Escritório de Projetos Setorial investe e fornece modelos, ferramentas e software para ajudar a gerenciar projetos. Eles também desempenham uma função importante na manutenção do histórico de projetos do órgão. Quando um projeto é encerrado, eles arquivam todos os documentos criados durante o projeto para referência futura e para capturar as lições aprendidas.
ARTEFATOS, MODELOS E MANUAIS
Manual de Gerenciamento de Projetos SEMAD
Metodologia Monitoramento de Projetos da SEMAD
2ª Levantamento de Maturidade Gestão de Projetos
Gestão de Mudança em Projetos da SEMAD
Fluxograma
Levantamento dos atributos do Fluxograma
Termo de abertura de Projeto – TAP
Ficha de Projetos – (Ficha verde – VERSÃO 3)
Termo de Mudança de Projetos
Termo de Encerramento de Projetos – TEP
Lições Aprendidas