Projetos de Inovação no serviço público

2024 – Plataforma Fiscalização e Denúncia – Inã

Objetivos:

Lançada em março de 2024, a plataforma Inã, além de digitalizar todo o processo de atuação nas fiscalização da Semad, desde a denúncia até o acompanhamento processual, possibilita integração entre sociedade e poder público para proteger o meio ambiente em Goiás.
O Inã foi desenvolvido com recursos de autocomposição, a plataforma foi pensada, sobretudo, para garantir o funcionamento off-line, sendo capaz de oferecer aos fiscais toda a digitalização do processo de autuação.

A plataforma trabalha em quatro eixos de serviços

  • Alerta
    O principal eixo do Inã é a aba de alertas. Ela permite que a sociedade faça denúncias sobre desmatamento, queimadas, atropelamentos de animais silvestres, poluição, barragens e outras emergências ambientais. Para denunciar, o usuário deverá selecionar se deseja se identificar ou não no ato da denúncia, identificar o local no mapa da plataforma e poderá anexar vídeos, fotos e áudios para contribuir com a fiscalização.
  • Gerenciamento
    A aba “gerenciamento” permite ao cidadão acompanhar o andamento de processos, com opção para visualização e anexação de documentos. Há possibilidade, nesse eixo, de agendar de audiência de autocomposição, efetuar protocolo de defesa e assinar documentos online.
  • Consulta
    O “Inã Consulta” oferece a possibilidade de checar, por meio de CPF ou CNPJ, possíveis débitos e embargos associados. Caso não haja débito ou embargo em sua respectiva propriedade, o cidadão poderá, nesta aba, emitir certidões negativas.
  • Fiscalização
    O “Inã Fiscalização” é a aba que vai atender exclusivamente os fiscais da Semad. Servidores poderão manusear o aplicativo inclusive em stuações em que não dispuserem de acesso à internet (durante operações de campo, por exemplo). Nessa aba, conseguirão consultar outros sistemas e bases de dados da Semad durante as diligências.


Como utilizar

Canal de atendimento
Responsável: Robson Disarz
Telegram: https://t.me/+FHFrWU9E1p8yN2Mx

Link para a página

2024 – Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos – SirhGo

Objetivos:

SirhGO é a sigla para Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos em Goiás. Já está no ar, pelo link https://portal.meioambiente.go.gov.br/transparencia-web/sirhgo. Reúne as informações mais atualizadas sobre água que estiverem em posse do Governo de Goiás.

O acesso ao SirhGO é feito a partir do site da Semad. É gratuito e não exige cadastro. O Sistema tem, inicialmente, 21 abas: chuvas, vazão de rios, qualidade da água, águas subterrâneas, reservatórios, normas, outorga, bacias críticas, alocação, manejo de bacias, segurança de barragens, fiscalização, área irrigada, monitor de secas, planos, enquadramento, cobrança, órgão gestor, conselho de recursos hídricos, comitês e mapas.

“De forma simples e transparente, neste sistema estão todos os dados sobre a água em Goiás, como outorgas e informações referentes ao monitoramento da qualidade do recurso”, explicou Vulcanis.

Como utilizar

Canal de atendimento

Gerência de Manejo de Bacias Hidrográficas e Sistema de Informações de Recursos Hídricos – GESIS 
fabricio.aires@goias.gov.br
(62) 9 9257-6577
Responsável: Fabrício de Campos Aires Silva
Telegram: https://t.me/joinchat/YaaMpektesJkYmEx

Link para a página

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo