Programa de Compliance Público

AÇÕES CONSOLIDADAS – 2023

Em 19 de fevereiro de 2019, foi instituído o Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP), por meio do Decreto nº 9.406/2019. O PCP é definido como o conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos. A participação no PCP é obrigatória para os entes da administração direta e indireta e é composto por quatro eixos prioritários: 

  • Eixo I – Ética 
  • Eixo II – Transparência 
  • Eixo III – Responsabilização 
  • Eixo IV – Gestão de Riscos 

O PCP é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), que oferece consultoria na implantação em todos os órgãos e entidades do Governo de Goiás. A metodologia aplicada, especialmente para o Eixo IV do PCP – Gestão de Riscos, segue a norma ISO 31.000:2018. 

Em 2019, 21 órgãos e entidades, incluindo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), receberam consultoria da CGE. O trabalho inicial de análise e gestão de riscos envolveu as áreas de licitação, folha de pagamento e fiscalização de execução contratual. 

Em 2020, foram incluídos mais 17 órgãos e entidades, totalizando 38 pastas que contaram com a consultoria da CGE. A CGE também fomentou a criação das Secretarias Executivas (ou Escritórios de Compliance) para apoiar os proprietários de riscos no gerenciamento de seus riscos e servir de ligação entre estes e o Comitê Setorial (Alta Gestão). 

Em 2021, a gestão de riscos foi expandida para 45 órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Nesse mesmo ano, foi implementado um modelo de monitoramento contínuo do gerenciamento de riscos, com o objetivo de emitir recomendações para melhorar a maturidade em gestão de riscos e acompanhar a implementação das recomendações emitidas nas Auditorias Baseadas em Riscos (ABRs). 

Em 2022, a consultoria nos órgãos foi mantida, com expansão do escopo da gestão de riscos para os processos/áreas finalísticas, além de fornecer apoio na execução dos projetos prioritários e estratégicos de governo. A CGE também promoveu oficinas de capacitação às Secretarias Executivas, fortalecendo e transferindo conhecimento para que elas exerçam as atividades de 2ª linha na administração pública estadual. 

Em 2023, após a implementação da reforma administrativa, a CGE concedeu autonomia ao Escritório de Compliance da SEMAD, mantendo seu suporte por meio do programa “Gotas de Consultoria”. Durante esse período, após a reestruturação das unidades administrativas do órgão, o Escritório de Compliance conduziu a atualização do Contexto, Escopo e Critério, elaborou um Plano de Comunicação para Gestão de Riscos, realizou oficinas de capacitação sobre Gestão de Riscos e seus instrumentos disponíveis, e manteve o mapeamento de riscos em todas as unidades administrativas. 

Como resultado dessas ações, a SEMAD foi classificada na categoria diamante no Prêmio Goiás Mais Transparente e alcançou a 6ª posição no Ranking do Programa de Compliance Público de 2023. Essa colocação rendeu à SEMAD uma menção honrosa concedida pela CGE, em reconhecimento aos esforços dedicados para a significativa melhoria da qualidade e confiabilidade das informações e serviços oferecidos pela secretaria. 

Conheça as principais normas do Programa de Compliance Público de Goiás:

Decreto que instituiu o PCP:

Portaria PCP Semad

Plano Comunicação Gestao de Riscos SEMAD

Plano Comunicação Complice SEMAD

Contexto, Escopo e Critérios SEMAD

Documentos que definem os órgãos constantes do PCP e os assessores de Controle Interno que darão consultoria aos órgãos:

Modelos para início da implantação do PCP e eixo de gestão de riscos nos órgãos

Prêmio Programa de Compliance Público Estado de Goiás – 2024 

Rankings do PCP – Critérios anuais

Vídeos PCP – Gestão de Riscos

Câmara de Compliance do Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo