PAQ-Controle

O Programa de Avaliação e Melhoria da Qualidade das Ações de Controle (PAQ-Controle) tem como objetivo principal avaliar a qualidade das ações de controle, fornecer informações gerenciais estratégicas e promover a melhoria contínua dos processos e produtos resultantes das atividades da Subcontroladoria de Auditoria Interna e Controle (SAIC) da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO).

Regido pela Portaria nº 163/2024, o programa está estruturado em dois eixos de avaliação: Interna e Externa.

Avaliações Internas

As Avaliações Internas subdividem-se em:

  • Monitoramento Contínuo – Avaliações pontuais realizadas ao final de cada trabalho de auditoria, seja de avaliação ou consultoria. O objetivo é garantir a qualidade geral dos serviços prestados, identificar boas práticas que possam ser disseminadas e corrigir eventuais fragilidades. Ocorre em dois momentos:
    • Questionários de Avaliação → Direcionados ao auditor, ao supervisor e à equipe técnica do órgão com objetivo de coletar a percepção dos agentes envolvidos no processo.
    • Lista de Verificação → com o objetivo de analisar o cumprimento das diretrizes e a aderência às normas estabelecidas, realizada pelo gerente responsável pelo trabalho.
  • Avaliação Periódica – Tem como objetivo verificar se existe conformidade da Auditoria Interna com as Normas, analisar sua eficiência e eficácia e identificar pontos fortes, melhorias e ajustes necessários. É composta por:
    • Avaliação de Conformidade → Revisão dos trabalhos conduzidos pelas unidades responsáveis pelas ações de controle, verificando sua aderência às normas vigentes. Realizada semestralmente.
    • Avaliação Ampla → Pesquisa voltada à alta gestão das secretarias e órgãos estaduais para captar percepções sobre a atuação da CGE e a efetividade dos serviços prestados. Realizada anualmente.

Avaliações Externas

As Avaliações Externas são conduzidas por avaliadores independentes, externos à CGE, e ocorrem a cada cinco anos. Seu objetivo é verificar a conformidade dos trabalhos de controle com as normas aplicáveis e avaliar o funcionamento do PAQ-Controle. Na CGE-GO, essas avaliações são realizadas durante as validações do IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna) pelo Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), assegurando alinhamento com as melhores práticas nacionais e internacionais.

Em construção.

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo