Titulo

titulo
Drag and Drop
WordPress Theme

Titulo da imagem

imagem de criancas

Integer adipiscing erat eget risus sollicitudin pellentesque et non erat. Maecenas nibh dolor, malesuada et bibendum a, sagittis accumsan ipsum. Pellentesque ultrices ultrices sapien, nec tincidunt nunc posuere ut. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam scelerisque tristique dolor vitae tincidunt. Aenean quis massa uada mi elementum elementum. Nec sapien convallis vulputate rhoncus vel dui.

Image
WPPB Image Addons

titulo 1

A Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou, na manhã do último sábado (21), que o incêndio no Parque Estadual dos Pireneus (PEP) foi controlado e que não há mais linhas de fogo ativas. Porém, tem havido pontos de reignição e se faz necessário continuar com o trabalho de rescaldo por tempo indeterminado.

A informação mais atualizada sobre a área atingida pelo fogo é a de que 1.059 hectares de vegetação foram afetados por esse incêndio e pela queimada que aconteceu em agosto deste ano, o que representa 37% do perímetro total do Parque dos Pireneus. Ou seja: 63% permanecem preservados.

Esse incêndio começou na manhã da última quarta(18). O combate foi realizado por bombeiros, brigadistas voluntários da Gavião Fumaça, servidores da Semad e brigadistas contratados pelo Estado. Na sexta-feira, ao longo do dia, chegou reforço enviado pelo curso especializado de prevenção e combate a incêndios florestais dos bombeiros, o que contribuiu para que o fogo fosse finalmente controlado.

Como disse a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, em vídeo veiculado nas redes sociais da Semad na última quinta-feira, há indícios de ação criminosa na origem do incêndio e ela própria já solicitou à Polícia Civil e Polícia Militar apoio na identificação dos autores e na segurança do parque.

O PEP está fechado para visitação e não há previsão de reabertura.

titulo 2

Em uma ação conjunta para celebrar o Dia da Árvore, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizaram o plantio de mudas de ipês e árvores frutíferas na praça do Bairro da Vitória, em Goiânia. A iniciativa fez parte da 4ª edição do Programa Seduc Cerrado, que busca conscientizar os estudantes da rede pública estadual sobre a importância da preservação do meio ambiente, em especial do bioma Cerrado.

Alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Ismael Silva de Jesus participaram ativamente da ação, contribuindo para a recuperação da vegetação local. O envolvimento direto dos jovens no plantio foi uma oportunidade para colocar em prática a educação ambiental, conforme enfatizou Rubia Santos, Gerente de Educação Ambiental: “Ao plantarmos essas mudas, estamos não apenas recuperando a vegetação local, mas também inspirando nossos alunos a serem agentes de transformação em suas comunidades”.

Parceria e compromisso com o Cerrado

A parceria entre Seduc, Semad e diversas outras instituições reforça a importância da colaboração em prol do meio ambiente. Como destacou o Superintendente de Gestão Ambiental, Leonardo Serpa, o Cerrado, um dos biomas mais ricos e ameaçados do Brasil, necessita de proteção urgente: “Queimadas, secas e mudanças climáticas estão presentes no nosso dia a dia, e ações como o plantio podem transformar essa realidade”.

A ação também contou com a presença de importantes lideranças, como Alessandra de Almeida, diretora pedagógica da Seduc/GO, e Divina Nascimento, representante da Saneago, entre outros, que reforçaram a relevância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável da região.

Programa Seduc Cerrado

Criado em 2021, o Programa Seduc Cerrado tem como objetivo mobilizar e conscientizar os alunos da rede pública estadual sobre a importância de preservar o Cerrado. Através de atividades pedagógicas e práticas, o programa forma cidadãos mais conscientes e engajados na defesa do meio ambiente. Segundo Patrícia de Almeida, Gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da Seduc/GO, a ação busca despertar nos estudantes a responsabilidade social e o protagonismo na conservação do Cerrado.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo