Adolescente autista que faz reviews de cinema analisa filme da Semad no Fica: ‘ficou sensacional’

O estudante Gustavo Bento, um jovem autista de 18 anos, dedica-se desde 2022 a criar ‘reviews’ de filmes que estão fazendo sucesso no cinema. Em junho, Gustavo deu uma pausa nos ‘blockbusters’ para mergulhar em um novo gênero: o cinema ambiental. Acompanhado da família, ele acompanhou a 25ª edição do Fica, na cidade de Goiás, e saiu impressionado com uma das películas que ele assistiu, intitulada ‘Campos do Cerrado’.

“Cara, como eu queria ter visto mais. A duração dele é de seis minutos, então fica um gostinho de quero mais”, afirma Gustavo, que se define na bio do Instagram como “autista cinéfilo”. “O que mais impressiona nesse filme é a fotografia, que ficou sensacional. A fotografia conversa com a proposta do filme, que é a de valorizar o Cerrado, e mais especificamente os campos do Cerrado”.

Para o estudante, que está no Instagram com o perfil @gusta_review, o filme deixa a mensagem de que é preciso proteger as áreas campestres e savânicas do bioma com o mesmo interesse com que protegemos as áreas florestais. “Muita gente valoriza mais as árvores, as plantas maiores do Cerrado, mas os campos e as plantinhas menores também têm a sua beleza. É muito interessante, é muito bonito. Eu não imaginava que tinha tanta beleza nesses cenários”, completa.

O pai de Gustavo, José Bento da Rocha, conta que o jovem só começou falar aos cinco anos e tinha como hiperfoco os brinquedos (obviamente junto com os sanduíches) de uma rede de Fast-food. Com o passar do tempo, os pais, pensando na saúde alimentar dele, passaram a só permitir que comprasse os brinquedos dos filmes que assistisse. Assim surgiu a paixão arrebatadora pelo cinema.

“Hoje, ver esse rapaz tão comunicativo, estudando comunicação (publicidade) é a realização de um sonho para a família, pois ele mostra muito potencial e já demonstra que será um grande profissional”, afirma José Bento.

Campos do Cerrado
“Campos do Cerrado” foi um dos 103 filmes do Fica deste ano. A exibição dele marcou o lançamento de um projeto, de mesmo nome, que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) lançou em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No filme, o fotógrafo André Dib, internacionalmente reconhecido, empresta ao telespectador um pouco do olhar dele para que se perceba a beleza das plantas pequenas de campos e savanas do Cerrado. O violeiro Josimar Pereira dos Santos cuida da trilha sonora.

“Campos do Cerrado” está disponível no link https://goias.gov.br/camposdocerrado/#video

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo