Semad participa de seminário sobre desmatamento no Ministério do Meio Ambiente

Iniciativa é realizada nesta terça-feira (11/07), em Brasília, e conta com transmissão via Youtube; ministra Marina Silva participou da abertura das atividades

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO) enviou representantes da Superintendência de Fiscalização e Controle Ambiental para o primeiro seminário técnico-científico, realizado nesta terça-feira (11/07), em Brasília, sobre “Análise de Dados do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado”. A atividade foi promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

O evento, que teve a participação da ministra Marina Silva, contou ainda com especialistas na conservação do bioma para subsidiar a formulação do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado). “Eu sei que há um esforço grande de coordenação para que possamos implementar os planos de preservação impostos aos biomas, nos planos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para zerar o desmatamento no País”, declarou a ministra.

O objetivo deste seminário técnico-científico foi de apresentar estudos e iniciativas sobre a dinâmica do desmatamento e das queimadas nos últimos anos; analisar vetores e avaliar a relação entre desmatamento e queimadas e outras questões ambientais; apresentar cenários futuros para a dinâmica do desmatamento e suas consequências; e apresentar propostas de ação para prevenção e controle do desmatamento e queimadas.

Durante o seminário, o secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, André Lima, que coordena o Grupo de Trabalho para a elaboração do PPCerrado, destacou a atuação do grupo “com base na ciência”. “Por isso, estamos mantendo a tradição criada no PPCDAm, criada há 15 anos, e já está em seu décimo seminário”, afirmou Lima. Para o secretário extraordinário, utilizar essa experiência fornece uma “base” para que o grupo possa avançar em suas análises e entender de forma mais clara o desmatamento no bioma Cerrado.

O seminário ainda será realizado na tarde desta terça-feira (11/07) e conta com transmissão ao vivo, disponível no canal do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo