Circuito Radical Parques de Goiás marca as comemorações pelos 51 anos do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN), neste domingo (26)

Além de evento esportivo, aniversário da unidade de conservação contou ainda com atividades culturais e apresentação do Plano de Manejo e do projeto de concessão. Plantio de mudas do bioma Cerrado foi realizado pela titular da Semad, secretária Andréa Vulcanis, servidores da Secretaria, do parque, além de convidados. Todas as atividades ocorreram em respeito aos protocolos sanitários 

O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN) comemorou, neste sábado (25/09), 51 anos de criação. E para as festividades, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou no último domingo diversas ações no local, entre elas a primeira etapa do Circuito Radical Parques de Goiás, evento esportivo que visa promover atividades saudáveis em contato com a natureza e, ao mesmo tempo, desenvolver a educação ambiental e o ecoturismo em Unidades de Conservação (UCs) goianas. Entre competidores, entusiastas e turistas, ao todo, mais de 500 pessoas estiveram no local.

Na Unidade de Conservação (UC) está concentrada a recarga do aquífero hidrotermal que abastece uma das principais regiões turísticas de Goiás, que compreende os municípios de Caldas Novas e Rio Quente. Durante todo o ano o PESCaN proporciona aos turistas visitação de lazer e recreação, esporte e turismo de aventura, ecoturismo, visitas educacionais e técnicas, atividades relacionadas à educação ambiental e artística.

Nesse sentido, o Circuito Radical Parques de Goiás é um projeto que visa incentivar a prática de atividades físicas nas UCs sob gestão do Governo de Goiás. Conforme destaca o superintendente de Unidades de Conservação e Regularização Ambiental da Semad, Flávio Lopes Ribeiro, para esta primeira etapa que ocorre no PESCaN, o trajeto conta com rotas de oito e 21 quilômetros, na modalidade atletismo, a depender da categoria e idade de cada participante. Ele esclarece que “os cinco primeiros colocados de todas as categorias receberão premiação. O circuito ainda se divide nas categorias masculino e feminino, porém a premiação será a mesma para ambas”, conclui.

Para os adeptos de esportes radicais o local oferece 30 quilômetros de trilha, cinco cachoeiras, seis mirantes e um museu com animais que ocorrem na região. O visitante também conta com entrada gratuita das 8h às 17h. “Estamos muito felizes de comemorar esta data aqui no Parque. Trabalhamos muito para a conservação e que todos possam conhecer esse paraíso”, afirma o chefe da Unidade de Conservação, Maurício Vianna.

Confira o que aconteceu durante a programação de aniversário do PESCaN:

8h – Largada Circuito Radical;

9h – Apresentação do Plano de Manejo e do Projeto de Concessão do Pescan;

10:50h – Premiação por categoria;

14h – Rapel na Cascatinha, com descida da secretária Andréa Vulcanis;

15h – Solenidade oficial com premiação dos atletas elite e entrega de cadeira PNE adaptada para trilhas;

15:30h – Apresentação Cultural;

16h – Comemoração de aniversário do parque;

16:35h – Plantio Simbólico.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo