No Dia de Defesa da Fauna, webinar da Semad debate desafios e estratégias na preservação da vida silvestre

Os convidados para esse encontro virtual, marcado para ter início às 15h da próxima terça-feira, são Leandro Silveira, do Instituto Onça Pintada, Gonzalo Barquero, diretor-Presidente da Tropical Sustainability Institute, e a analista ambiental e chefe do Parque Estadual da Mata Atlântica (Pescan), Paula Tambellini

Na próxima terça-feira (22/09), é comemorado o Dia de defesa da Fauna. Para marcar a data, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realiza, às 15h, um webinar que tem como objetivo debater, entre outros temas, os desafios e estratégias na preservação da vida silvestre.

Segundo o departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, o Dia da Defesa da Fauna é principalmente um dia de conscientização, que chama a atenção da população para o desmatamento das florestas, tráfico de animais silvestres e ocupação humana desenfreada. São atitudes assim que colaboram para a perda de nossa fauna.

Para se inscrever, clique aqui

Para debater os temas, a Semad convidou três especialistas. São eles: Leandro Silveira, do Instituto Onça Pintada, que vai debater a “Produção Agrícola e Conservação da Fauna Silvestre – Desafios e Estratégias”; Gonzalo Barquero, diretor-Presidente da Tropical Sustainability Institute, que vai abordar a temática “Conservação e manejo legal de animais silvestres’.

A terceira convidada é a analista ambiental e chefe do Parque Estadual da Mata Atlântica (Pescan), Paula Tambellini. O tema a ser abordado por ela são os “Impactos da Fauna doméstica na gestão das Unidades de Conservação”. Ela, que que atua na gestão de uma importante Unidade de Conservação (UC) do Estado de Goiás, trará um estudo de caso.

Gonzalo Barquero

Gonzalo Barquero possui graduação em Animal Sciences pela University of Illinois e mestrado em Reproductive Physiology pela University of Illinois. Atualmente é diretor-presidente da Tropical Sustainability Institute. Tem experiência na área de conservação da fauna silvestre, com ênfase na área específica de manejo de fauna.

Doutor Leandro Silveira

Leandro Silveira é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás, atual Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade de Brasília (UNB). Atualmente é presidente do Instituto Onça Pintada. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Parque Nacional das Emas, cerrado, fauna, Ozotocerus bezoarticus e Leopardus colocolo.

Paula Tambellini

Paula Tambellini é analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é chefe do Parque Estadual da Mata Atlântica (Pescan).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo