Incêndios na APA João Leite e no Parque Estadual dos Pireneus são extintos
Força-tarefa reuniu combatentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Batalhão Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar (CMBGO) e voluntários
Dois incêndios em Unidades de Conservação (UC) de Goiás foram controlados e extintos. O primeiro devastava parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do João Leite, nas proximidades do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp); o outro ocorria no Parque Estadual dos Pireneus (PEP). Juntos, os dois focos consumiram mais de 56 hectares.
Força-tarefa reuniu combatentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Batalhão Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar (CMBGO) e voluntários. Durante o trabalho foram utilizados equipamentos como sopradores, abafadores, enxadas, bombas de água e até um drone.
Na APA João Leite os focos que devastavam uma área de 16,3 ha começaram no sábado (29/08), por volta das 13h e as equipes iniciaram o combate por volta das 15h. assim, por volta das 4h da madrugada de domingo o incêndio já havia sido controlado. A extinção da queimada ocorreu às 15h do mesmo dia.
Já a ocorrência no Parque Estadual dos Pireneus, às margens da BR-070, originou-se na última sexta-feira (28/08), por volta das 16h. Uma hora depois as equipes já estavam no local e deram início ao combate às chamas. Com isso, na tarde de sábado os focos foram controlados e extintos. A área consumida pelo incêndio, segundo conta os brigadistas da Semad, é de 40 hectares.
Medidas preventivas
A Semad promove medidas de prevenção a incêndios florestais e educação ambiental em unidades de conservação do Estado de Goiás. Nesse sentido, realiza diversas atividades e entrega de equipamentos às Áreas de Proteção Ambiental (APA) de Goiás.
O principal objetivo é evitar danos causados à biodiversidade pelos incêndios florestais e os altos custos e prejuízos aos cofres públicos nos casos onde há necessidade de combate às queimadas. A ação faz parte de um conjunto de ações da Semad, previsto nos Planos Anuais de Prevenção e Combate à Incêndios Florestais, que acontece durante todo o ano.