Secretária Andréa Vulcanis faz balanço do ano em reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, participou, nesta quarta-feira (18/12), da 6ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEMAm). No encontro, ela fez um balanço da atuação da pasta durante o ano de 2019, com destaque para a nova política estadual de licenciamento ambiental, aprovada no início do mês pela Assembleia Legislativa.
“Podemos destacar ações muito positivas, como o sucesso do enfrentamento à crise hídrica, que demandou um planejamento institucional muito delicado, as discussões envolvendo o novo licenciamento ambiental, que será fundamental no destravamento da economia do Estado, assim como a reestruturação profunda que iniciamos nos sistemas e métodos de trabalho da secretaria”, aponta a titular da Semad. “Todas as ações da secretaria foram feitas tendo em vista uma articulação interna que pudesse gerar resultados conjuntos, sem isolar as áreas da pasta”, completa.
O CEMAm é um órgão de classificação normativa, consultiva e deliberativa, que estabelece as diretrizes e as medidas necessárias à proteção, conservação e melhoria do meio ambiente, visando garantir o desenvolvimento sustentável do Estado de Goiás.
O CEMAm também participa da formulação da Política Estadual do Meio Ambiente. Nesse sentido, Andréa Vulcanis destacou o diálogo com o grupo como ponto-chave da reformulação da gestão ambiental no Estado. “Precisamos aprofundar os debates aqui no conselho e com a sociedade de forma a dar total transparência nas discussões das políticas que impactam na vida das pessoas”, aponta.
Na reunião desta quarta-feira também foram feitas deliberações sobre as atividades da Câmara Técnica de Descentralização, que analisou 189 processos em 2019, e da Corte de Conciliação, que atuou sobre 89 causas. O calendário de 2020 também foi aprovado e deverá ser divulgado pelo CEMAm após acertos de detalhes finais.