Semad se reúne com produtores da região de Inhumas

A secretária Andréa Vulcanis (Meio Ambiente) esteve nesta quinta-feira (4/4) no município de Inhumas, a convite do prefeito da cidade, João Antonio Ferreira, para falar com os produtores da  região que utilizam a água do rio Meia Ponte em seus empreendimentos rurais.

Participaram da reunião o secretário da Agricultura, Antônio Carlos de Sousa, e o presidente da Agrodefesa, José Essado Neto. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Edimo Pessoni, pediu ajuda aos órgãos públicos para que os produtores continuem a utilizar a água do leito do Meia Ponte.

Andréa Vulcanis falou aos presentes que deve faltar água esse ano devido a pouca quantidade de chuva e, assim, a secretaria vai trabalhar em conjunto com os produtores no planejamento de gestão de crise hídrica. A titular da pasta disse ainda que é necessário entender que todos precisam de água e dividir o pouco recurso disponível nos momentos mais críticos. “Não iremos atuar pela via de repressão e, sim, com negociação junto ao produtor rural, em parceria, trazendo os produtores para dentro da Semad.", disse Vulcanis. Ela conta que está trabalhando para destinar água de forma legal.

Recurso

A  Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está buscando recursos para apoiar os municípios. Segundo Vulcanis, a  Saneago está destinando para este ano dois milhões e meio de reais para  que a gestão do uso do solo seja feita de forma eficiente. Com o apoio financeiro, será feito o plantio de  árvores nas  nascentes e remodelação das propriedades rurais para captação de água.

Uma equipe de técnicos da Semad também está preparando um projeto  para buscar  recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional. “Precisamos preparar as propriedades rurais para  garantir que nos meses mais críticos (setembro e outubro) todos tenham água reservada para irrigar suas culturas,” explicou a secretária.

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo