Lixão de Padre Bernardo: minuta do TAC já está com empresa dona do empreendimento
Empresa deve dar retorno até o meio-dia de sexta-feira (11)
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável informa que concluiu, na tarde desta quarta-feira (9), a redação do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em que constam os compromissos e prazos que devem ser cumpridos pela empresa Ouro Verde, dona do lixão de Padre Bernardo. A dona do empreendimento terá prazo até sexta-feira (11), ao meio-dia, para eventualmente propor alteração e assinar o documento. Depois de as partes assinarem o TAC, ele será disponibilizado para imprensa.
Obras de campo
O bombeamento do recurso hídrico que estava represada pela pilha de lixo que caiu no córrego Santa Bárbara foi bem-sucedido, e já não há mais praticamente água acumulada. O cumprimento dessa diligência era um dos pressupostos necessários para o início da retirada do lixo que desabou no local.
Já o acesso por onde vão passar os caminhões de lixo deve ficar pronto nessa quinta (10).
Combate às moscas
Por determinação do gabinete de crise, a empresa contratou drones agrícolas com capacidade para espalhar inseticida na área do lixão, da mesma forma com que os bombeiros fizeram no dia 4 de julho. A aplicação vai acontecer a cada três dias, a começar nesta quinta.
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás


