Semad realiza encontro de educação ambiental com instituições públicas e sociedade civil

Com o objetivo de capacitar membros de diversas instituições e de retomar as atividades da comissão, a Semad realizou o 1º Encontro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Goiás (CIEA-GO), organizado pela Gerência de Educação Ambiental. Segundo a gerente Rúbia Santos Corrêa, a CIEA é um órgão consultivo e deliberativo que tem a finalidade de promover a discussão, gestão, coordenação, o acompanhamento, a avaliação e a implementação das atividades concernentes à educação ambiental, inclusive propor normas e diretrizes à política e ao programa estadual de educação ambiental, observadas as disposições legais pertinentes.

O evento, que contou com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil, também proporcionou uma oportunidade para discutir como essas instituições e a sociedade têm enfrentado os desafios ambientais relacionados à mudança climática.

“A ocasião propiciou um rico espaço de diálogo entre os participantes, com valiosas trocas de experiências e de práticas ambientais desenvolvidas pelos diversos setores”, diz Rúbia. “A formação enfatizou a Política Estadual de Educação Ambiental, a atuação da CIEA no Estado de Goiás e as diretrizes da Educação Ambiental Climática”, explica a gerente.


Segundo encontro

Já no dia 20, ocorreu o II Encontro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Goiás (CIEA-GO), no qual foram apresentadas as principais iniciativas da Semad para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e promover a resiliência da população goiana frente à emergência climática.

Os participantes refletiram conjuntamente e levantaram questões acerca das vulnerabilidades climáticas, práticas para monitorar o desmatamento, responsabilização de infratores ambientais e como a educação ambiental deve estar presente para reduzir tais problemas

De acordo com Rúbia Santos Corrêa, a CIEA agora se prepara para um novo desafio que impulsionará um novo ciclo de suas atividades: a eleição de membros consultores, que terão participação contínua nos encontros e atividades. “Isso vai fortalecer a atuação ativa e efetiva da CIEA-GO“, conclui a gerente.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo