Semad promove seminário sobre uso sustentável dos recursos naturais do Cerrado na economia

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promove, no dia 03 de abril, o primeiro Seminário de Sociobioeconomia de Goiás. O evento acontece na Assembleia Legislativa de Goiás, a partir das 8 horas.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo link https://forms.gle/VuzVex5GgaBoG9jn9. A certificação será opcional, e para os interessados haverá QR codes no evento para solicitação.

“Sociobioeconomia é o conjunto de atividades econômicas que utilizam recursos naturais de forma sustentável e inovadora, valendo-se de práticas como manejo florestal, cultivo em sistemas agroflorestais e agregação de valor ao patrimônio genético”, explica Fabiana Perini, gerente de Economia Verde e Circular da Semad.

A proposta do seminário é a de integrar agentes envolvidos em cadeias de sociobiodiversidade, promover conhecimento sobre produtos oriundos de recursos naturais do Cerrado goiano e entender as oportunidades e lacunas que podem ser preenchidas. “A nossa expectativa é a de reunir pesquisadores, comunidades tradicionais, gestores públicos, servidores e empreendedores com conhecimento teórico com experiência prática sobre o tema”, afirma a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis.

Programação
O seminário começa com um painel sobre Amazônia e Caatinga, do qual participarão Francisco Campello (presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga), Raimunda Monteiro (secretária-adjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República e diretora do Fundo Nacional do Meio Ambiente), Alfredo Homma (professor da Universidade do Estado do Pará) e Fernando França Maia (analista ambiental que trabalha na implementação da Trilha Chico Mendes e em com experiência em fiscalização).

Às 14 horas começa o painel de comunidades e tradições, com Alciléia Torres (líder kalunga, especializada em palestras sociais e ambientais), Adriano Paulino (presidente da associação Kalunga comunitária do Engenho II, em Cavalcante), Tatiana Agostinho (subsecretária da Secretaria de Agricultura do DF) e Claudomiro Cortes (diretor da Associação de Coletores de Sementes Cerrado de Pé).

A partir das 16h30 começa o painel do Cerrado, com Rebecca Silva Alcântara (engenheira florestal que atua em iniciativas de REDD+ e restauração), Yasmin Tavares Hirdes (cientista ambiental, líder em Assuntos Regulatórios da Bio Assets Brasil) e Anabele Gomes (vice-presidente e coordenadora de articulação na Rede de Sementes do Cerrado).

Confira abaixo a programação:

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo