Semad promove cavalgada ecológica no Parque Estadual da Mata Atlântica

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promove uma cavalgadas ecológica, neste domingo (28), no Parque Estadual da Mata Atlântica (Pema). O parque fica no município de Água Limpa de Goiás.

A concentração acontece na praça central do município, às 8 horas. O percurso será de 22 km. Haverá um ponto de parada (para hidratação e lanche) na fazenda Flor da Mata e o destino final é o Pema, onde será servido almoço aos participantes.

Os participantes se cadastraram pelo site www.sporttimer.com.br, empresa contratada pela Semad para dar suporte na organização. As inscrições foram gratuitas, mas o governo recomenda a doação de alimentos não perecíveis (a serem entregues para instituições de filantropia).

Todos receberão kits com boné, camiseta, adesivo de garrafinha.

Dia no Parque
A cavalgada faz parte da programação do projeto ‘Dia do Parque’, criado com o objetivo de estimular a visitação das unidades de conservação estaduais. A Semad teve a parceria do Óia Passarinhar, que promoveu grupos de observação de pássaros em vários parques.

A primeira etapa do ‘Dia no Parque’ aconteceu no dia 21 de junho, com atividades simultâneas em seis parques estaduais. O Parque Estadual da Serra de Jaraguá sediou uma caminhada que partiu da igreja Nossa Senhora do Rosário, em Jaraguá, teve 6 km e incluiu banho na Cachoeira da Preguiça, em piscina de água corrente e um lanche na sede. Também houve caminhada no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, corrida no Parque Altamiro de Moura Pacheco e passeio com idosos no Parque dos Pireneus.

Os grupos de observação de pássaros marcados para o dia 21 se reuniram nos parques estaduais Águas do Paraíso (Alto Paraíso), do Araguaia (São Miguel do Araguaia) e na Área de Relevante Interesse Ecológico Águas de São João (cidade de Goiás).

Nesse dia 28 de julho, haverá observação de aves nos parques estaduais Altamiro de Moura Pacheco (em Goiânia), da Mata Atlântica (em Água Limpa de Goiás) e dos Pireneus (em Pirenóspolis). Os grupos entram em ação ás 7 horas e não há a necessidade de fazer inscrição.

Em seis parques, a Semad e o ‘Óia Passarinhar’ organizam grupos de observação de pássaros, uma atividade em crescimento no Estado. “Goiás tem cerca de 610 espécies de aves, amplamente distribuídas em suas fitofisionomias. Então, em casa parque que se visita, é possível ver uma diversidade de aves, o que é muito interessante”, diz Arthur Bispo, integrante do Óia. “É uma atividade que estimula a pessoa a visitar novos parques, para conhecer novas espécies”, complementa.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo