Semad Goiás participa de Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais

Uma comitiva da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável representa o Governo de Goiás na 7ª edição da Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (Wildfire), que acontece em Campo Grande (MS). Em 2019, a conferência será realizada pela primeira vez na América Latina, sob o tema “Frente a frente com o fogo em um mundo em mudanças: redução da vulnerabilidade das populações e dos ecossistemas por meio do Manejo Integrado do Fogo”. A pasta é representada pela superintendente de Unidades de Conservação e Regularização Ambiental, Janaína Rocha, pelo gestor de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Pacheco, e pela analista ambiental Thaline Silva.   

Segundo a secretária Andréa Vulcanis, a presença da comitiva goiana no evento destaca a atenção da gestão ambiental do Estado às queimadas, que foram um dos maiores desafios do setor em 2019. “Um dos objetivos da Wildfire é a troca de conhecimentos entre profissionais do mundo todo ligados ao manejo do fogo e ao controle de incêndios florestais. Em 2019 tivemos um ano atípico, com uma longa estiagem, que potencializou a predisposição do cerrado às queimadas, de modo que temos muito a compartilhar e a aprender”, afirma.

Entre as atividades da conferência estão o debate e a divulgação de trabalhos sobre os impactos do fogo em comunidades e ecossistemas em diversas regiões do mundo. Participam do evento gestores, autoridades, técnicos, pesquisadores e brigadistas. Em Campo Grande estará em pauta também a cooperação internacional e a ajuda humanitária como estratégia global para gerenciamento de incêndios florestais e manejo do fogo.

Outra parte importante da Wildfire é o espaço para empresas, instituições de pesquisa e especialistas para que exponham novas tecnologias, produtos e métodos para manejo do fogo e controle de incêndios florestais. “O Governo de Goiás está atento ao que há de mais moderno em termos de prevenção e combate às queimadas. A atualização, não apenas de conhecimento, mas dos equipamentos e métodos disponíveis é primordial para uma estratégia efetiva em setores como políticas públicas, pesquisa e manejo do fogo no trabalho que realizamos nas unidades de conservação de Goiás”, aponta Andréa Vulcanis.
 
A Wildfire 2019 teve início nesta segunda-feira (28/10) e terá painéis, sessões plenárias, apresentações temáticas, palestras e atuações de campo até o próximo dia 04 de novembro. A conferência acontece desde 1989 e já foi sediada em Boston (EUA), Vancouver (Canadá), Sydney (Austrália), Sevilha (Espanha), Sun City (África do Sul) e Pyeongchang (Coréia do Sul).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo