Semad, em parceria com Detran-GO, lança campanha de apoio ao meio ambiente
Secretaria, autarquia, Amma, PRF e PM vão distribuir 600 mudas de árvores em blitzes educativas
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás lança, nesta quarta-feira (20/1), a campanha “Trânsito e Meio Ambiente Andam Juntos”. A iniciativa busca incentivar a preservação ambiental por condutores e pedestres.
Durante a abertura, às 16h, haverá o plantio de árvores no pátio da autarquia na Cidade Jardim, em Goiânia. A campanha conta ainda com a parceria da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar. O subsecretário de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos do Estado de Goiás, José Bento da Rocha, representará a Semad no lançamento da ação.
Nos próximos dias, por meio da campanha, serão distribuídas aproximadamente 600 mudas de árvores nativas do cerrado. A proposta é que elas sejam entregues a condutores abordados em blitzes educativas realizadas nas GOs e em BRs que dão acesso à capital. De acordo com a gerente de Educação de Trânsito do Detran-GO, Pablynne de Carvalho Melo, as plantas serão entregues a quem se comprometer em realizar o replantio.
A campanha é simbólica e visa estimular a reflexão sobre o impacto do trânsito no meio ambiente, principalmente, nas grandes cidades. Os veículos são responsáveis pela maioria da emissão dos gases efeito estufa, vilões do aquecimento global. Goiás tem frota de 4,18 milhões de veículos, sendo 1,25 milhão registrados em Goiânia. As árvores auxiliam na purificação do ar e ajudam a controlar o aumento da temperatura.
A legislação prevê sanções aos condutores e proprietários de veículos que agridem o meio ambiente, tanto de forma ativa quanto passiva. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece regras a serem seguidas por pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Os proprietários de veículos devem verificar com frequência a regulagem do motor para reduzir a emissão de gases poluentes. Os condutores podem, por exemplo, ser penalizados com multas médias e quatro pontos na habilitação caso sejam flagrados arremessando detritos sobre pedestre, atirando ou abandonando objetos ou substâncias nas vias.