Semad e Unesco reúnem líderes de mais de 20 países para discutir futuro das águas na América Latina

Evento é realizado em Rio Quente e programação segue até o dia 13 de setembro; governador Ronaldo Caiado estará presente em solenidade para celebrar o Dia Nacional do Cerrado

O Seminário Internacional Águas Para o Futuro, realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e Unesco, reúne mais de 20 lideranças da América Latina desde o início de sua programação, neste domingo (10/09), em Rio Quente. Aberto no final de semana, o seminário internacional teve sua programação iniciada com a entrega dos prêmios do concurso de fotografia da Semad, que presenteou os três primeiros colocados com smartphones de última geração.

“A água é este elemento fundamental para a vida e, nesta oportunidade, nós podemos discutir o futuro da água, mas não só. Aqui, nós vamos também tratar sobre oportunidades de evolução do trabalho que fazemos e abrir portas para cooperações internacionais em prol desse recurso imprescindível”, disse a secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis.

O coordenador do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da Unesco na América Latina e Uruguai, Miguel Doria, destacou a cooperação entre os países que se reúnem neste seminário internacional. Segundo o coordenador, a agenda também integra a discussão para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “As águas são nosso passado, nosso presente e também o futuro”, afirmou Doria.

No primeiro dia de evento, além da entrega da premiação do concurso de fotografia da Semad, os participantes foram apresentados à história de Rio Quente e região, com foco nas águas termais. Doutor em Saúde Coletiva e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fernando Hellmann disse que o seminário “começou com tudo”. “Excelente oportunidade para tratarmos sobre a importância da água e, principalmente, as formas que podemos utilizá-la, como na saúde, por exemplo.”

A manhã do segundo dia chegou com uma programação mais intensa para os participantes. Foram realizados dois painéis no período matutino, sobre “Águas Para o Futuro” e “O cerrado, o clima, e as águas sob a perspectiva dos Estados”. Nesses painéis, representantes do Poder Público e pesquisadores se juntaram para debater os temas citados. “Essas discussões de hoje mostram a grandeza do seminário”, avaliou o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Gustavo Athayde.

Presença do governador
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participará de solenidade na noite desta segunda-feira (11/09), no evento, em Rio Quente. A chegada do chefe de Estado é prevista para às 19h, quando se juntará aos representantes internacionais para deixar clara a posição do Estado de Goiás em prol das águas do Cerrado e do mundo.

A participação de Caiado coincide com a data de celebração do Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro. O momento foi programado especialmente para haver essa demonstração de interesse a atitude do Poder Público na conservação deste bem natural que é o bioma predominante em Goiás, o território cerratense. 

Recentemente, o governador Caiado assinou, em conjunto com lideranças do agronegócio, um pacto em prol do combate ao desmatamento ilegal. A medida integra uma série de ações do Governo de Goiás, encabeçadas pela Semad, para garantir o desenvolvimento sustentável no Estado. Agora, a gestão estadual avança rumo à preservação dos recursos hídricos, fundamentais para todo tipo de atividade humana.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo