Semad e prefeitura de Goiás discutem ações de desenvolvimento sustentável e preservação hídrica no município
A reunião, realizada nesta quinta (02/02) teve como objetivo a união de esforços entre Semad e município para colocar em prática o acordo de cooperação técnica tendo em vista a conservação da água e do solo
Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o representantes do município de Goiás reuniram-se nesta quinta-feira (02/02) para tratar os principais pontos do acordo de cooperação técnica, celebrado entre a Semad e prefeitura para promover ações de desenvolvimento sustentável no município.
A parceria foi firmada em agosto de 2022, durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). Segundo a Superintendente de recursos hídricos e saneamento da Semad, Camila Campos, cooperação entre a pasta e a prefeitura viabilizará a execução de ações relacionadas a saneamento, conservação de água e solo, e regularização de usuários de recursos hídricos.
O acordo proposto estabelece que a Semad deverá implementar, entre outras ações, capacitação sobre reciclagem e destinação final ambientalmente correta de resíduos orgânicos domiciliares, campanhas de orientação e regularização de usuários de recursos hídricos, incluindo o tema de segurança de barragens.
O acordo propõe ainda que a secretaria deverá realizar o monitoramento hidrometeorológico telemétrico do rio vermelho, ou seja, o acompanhamento contínuo da variação do volume de água da chuva e do rio, e emitir alertas de evento críticos de cheias no Rio Vermelho. O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que com a medição automatizada é possível monitorar o nível da água no rio praticamente em tempo real e, partir desta informação, acionar toda uma estrutura local, prefeitura, bombeiros e defesa civil para atuarem em situações de risco decorrentes da elevação do volume de água causado pelas fortes chuvas, que nos últimos anos tem comprometido a segurança da população.
Outra ação importante para o desenvolvimento social, turístico e ambiental do município será a implantação de uma rede de qualidade de água na cidade de Goiás, onde será possível identificar problemas de contaminação hídrica caso existam e apontar soluções aos gestores.
Ao município de Goiás, o documento determina a viabilização de condições para a execução de atividades de Educação Ambiental em escolas públicas e privadas. O acordo prevê também a realização pré-diagnóstico dos locais para a realização da campanha de orientação e regularização de usuários dos recursos hídricos.
O secretário municipal de meio ambiente de Goiás, Lucas Clementino, destacou a importância da parceria para o desenvolvimento de ações integradas com a política ambiental do município, visando a “gestão eficiente dos resíduos sólidos e a conservação do patrimônio ambiental, histórico e cultural”.
Participaram do encontro, a Superintendente de recursos hídricos e saneamento da Semad, Camila Campos; o secretário municipal de meio ambiente de Goiás, Lucas Clementino; a gerente de Políticas de Saneamento e Resíduos Sólidos da pasta, Kaoara Batista de Sá; o Chefe do Parque Estadual da Serra Dourada (Pesd), Maurício Veiga; o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim; o gerente de Acompanhamento de Pós Outorga e Segurança de Barragens Semad, Marcelo Sales; e a gerente de Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, Rúbia Corrêa.
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás
Foto: Semad.
Legenda: