Semad discute ações de combate à crise climática em Brasília
Goiânia e Formosa foram selecionadas para ações prioritárias de mitigação e adaptação às mudanças do clima
Buscando ampliar a capacidade de atuação de Goiás frente aos desafios da crise climática, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participou do 1º Encontro de Cidades Verdes Resilientes, realizado pelo Governo Federal, nos dias 27 e 28 de março, em Brasília.
O evento teve como objetivo fortalecer políticas públicas de adaptação e resiliência climática, com ênfase na articulação entre os governos federal, estadual e municipal. A programação incluiu sessões sobre financiamento climático, capacitação técnica e apresentação de projetos-piloto, como o “Cidades Modelos Verdes Resilientes”, que selecionou Goiânia e Formosa para diagnósticos aprofundados e ações prioritárias de mitigação e adaptação.
O gerente de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos (GECLI) da Semad, Milvo Gabriel Prevedello, participou de paineis e articulações voltadas ao acesso de recursos nacionais e internacionais, além de uma reunião técnica promovida pelo Consórcio Brasil Verde, em parceria com o City Climate Finance Gap Fund (GCoM-Gap Fund).

A sessão integrou o 3º Workshop sobre Estruturação e Financiamento de Projetos Climáticos para Governos Estaduais, com foco em capacitar representantes estaduais no desenvolvimento e viabilização de projetos urbanos sustentáveis.
“O foco principal foi o fortalecimento da capacidade do Estado para acessar financiamentos internacionais voltados à ação climática. Foi uma excelente oportunidade para avançarmos em articulações técnicas que podem garantir recursos para projetos concretos em Goiás”, destacou o gerente.