Semad apresenta Plano de Segurança de Barragens em Audiência Pública

A secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, apresentou na tarde dessa segunda-feira, 25/03, o Plano de Ação para o Controle e Segurança de Barragens (PACSB) em audiência pública sobre o tema na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Andréa Vulcanis ressaltou a importância de se elaborar uma legislação robusta para sustentar políticas públicas aplicadas às barragens, distinguindo aquelas relacionadas ao armazenamento de água e o descarte de rejeitos da mineração. Para ela, a insegurança do entorno de barragens pode causar tensão psicológica para a população próxima. "Essa realidade precisa ser enfrentada em Goiás por meio de uma legislação viável e factível.", afirmou a secretária.

 A audiência foi proposta pelo deputado Karlos Cabral (PDT) e teve a participação da deputada federal por Goiás, Flávia Morais (PDT), do presidente da Federação da Agricultura (Faeg) e deputado federal José Mário Schreiner (DEM), deputados federais Zé Silva (SD-MG), presidente da Comissão Externa de Desastre de Brumadinho, e também o relator da Comissão, Júlio Delgado (PSB-MG), coordenador do CAO do Meio Ambiente do Ministério Público (MP-GO), Delson Leone Júnior, o gerente regional da Agência Nacional de Mineração, Dagoberto Pereira. Ainda, a audiência contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, além de empresários e prefeitos de municípios goianos com barragens.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo