“Segurança hídrica começa com a preservação das nascentes”, afirma secretária Andréa Vulcanis em inauguração de Estação de Tratamento de Água, em Anápolis

Durante a solenidade a titular da Semad lembrou a todos das políticas públicas implementadas pelo Governo de Goiás que pôs fim aos conflitos por água nas regiões da Bacia do Meia Ponte, que abastece parte da região metropolitana de Goiânia, e do Ribeirão Piancó, que fornece água tratada ao município de Anápolis

O fornecimento de água tratada depende fundamentalmente da revitalização das nossas nascentes”. A afirmativa é da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, que na manhã desta terça-feira (03/08) acompanhou o governador Ronaldo Caiado em inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA) Compacta, no município de Anápolis. O empreendimento, que garantirá a normalidade e a regularidade no abastecimento de água aos anapolinos, foi apresentado pelo presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.

Na solenidade de descerramento da placa inaugural, que contou ainda com a presença do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, a titular da pasta de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, falou sobre como a preservação dos mananciais do Piancó proporcionou a capacidade de abastecimento: “Temos que lembrar que a água vem do Rio Piancó, e o trabalho do Governo de Goiás, por meio da Semad, começa lá. As nossas nascentes devem ser preservadas para que nossa água tenha quantidade e qualidade para toda a população”, afirmou.

Após os projetos de recuperação e proteção dos mananciais formulados pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento, os produtores rurais da região e a população urbana não enfrentaram mais escassez hídrica desde o ano de 2019. Cessaram os conflitos, uma vez que a Semad conseguiu firmar acordos de alocação e controle de uso da água com os produtores, instalação de equipamentos e plano de manejo que permite a manutenção das atividades durante todo o ano, principalmente no período de estiagem.

Ainda durante a inauguração do empreendimento a titular da Semad, Andréa Vulcanis, lembrou a todos que proteção do meio ambiente e desenvolvimento econômico não são inimigos. “Lembrando do hino de Goiás que fala do nosso Cerrado, da mineração, da agricultura e dos nossos rios, reitero que é por isso que a gente trabalha com muito orgulho, dedicando toda a energia às melhorias para os goianos”, finalizou a secretária.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo