Secretária Andréa Vulcanis assina novo plano de manejo do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Solenidade aconteceu no auditório do Pescan, nesta sexta-feira (24/02). Participaram prefeitos de Caldas e de Rio Quente. Documento regulamenta funcionamento da unidade de conservação e foi atualizado para contemplar demandas novas

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Andreá Vulcanis, assinou, nesta sexta-feira (24/02), o novo plano de manejo) no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan). Participaram o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, e a prefeita de Rio Quente, Ana Paula Lima, que também assinaram o documento.

Nos últimos dois anos, o plano de manejo do Pescan foi reformulado e todo o seu novo roteiro metodológico é regido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com a atualização do plano de manejo, que estabelece as diretrizes para existência do Pescan, o Governo de Goiás pretende reduzir custos e solucionar problemas pontuais, como a invasão de animais silvestres.

Vulcanis destaca que o plano de manejo é para as novas gerações: “Pelo futuro das nossas crianças, nós avançamos como instituição e nos tornamos parceiros com um único objetivo. Antes [na consulta pública], o auditório estava vazio e hoje está cheio. Isso mostra que com as parcerias tudo funciona e mais pessoas acreditam”.

O plano, que é elaborado há quase dois anos, também foi debatido com a sociedade civil. O documento atualmente em vigência é datado de 1997. Como foi feito há quase trinta anos, precisou passar por revisão para contemplar novas demandas. O uso da tecnologia, por exemplo, permitirá automação de processos e redução de custos com mão de obra, para manutenção do parque.

A prefeita de Rio Quente, Ana Paula Lima, afirma que o documento resulta de um processo longo de debates e será importante para região. “Este plano vai nortear o desenvolvimento sustentável tão esperado. O governador Ronaldo Caiado tem olhado muito para nossa região e com tanta infraestrutura atraímos ainda mais pessoas adeptas ao ecoturismo”.

O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, agradeceu à titular da Semad pela dedicação em atender os municípios da região. “A senhora sempre nos atende com muito carinho e sabemos que estamos fortalecidos com as ações na nossa serra e no nosso parque”, disse o gestor municipal.

Pescan
O Pescan foi criado em 1970, com área superior a 12,3 mil hectares, e alcança os municípios de Caldas Novas, Rio Quente e Marzagão. Uma das mais importantes áreas em recargas de aquíferos, o parque é essencial para que as águas termais sigam abastecidas – principal atração turística da região.

Com mais de 1000 metros de altitude, a Serra de Caldas é um marco no Planalto Central além de ser um importante sítio arqueológico brasileiro. O Pescan abriga uma vasta diversidade de espécies de fauna e flora, incluindo espécies ameaçadas, como onça-parda, tamanduá bandeira e tatu canastra.

O ex-prefeito de Morrinhos e ex-deputado estadual, Rogério Troncoso, também esteve presente no evento.

Foto: Semad

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo