No Dia do Ouvidor, CGE reconhece o trabalho da ouvidoria da Semad e parabeniza o órgão

Segundo Relatório de Produtividade 2019/2020, mesmo com as dificuldades em decorrência da pandemia, como o teletrabalho e a implementação de novas ferramentas, houve aumento de produtividade. Corregedor afirma que “trabalhos foram pautados na busca pela efetividade e maximização da transparência”

Em ofício encaminhado à secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Henrique Moraes Ziller, exalta a importância do trabalho realizado pela ouvidoria setorial da Semad e atuação do corregedor André Luís de Almeida Barbosa. O reconhecimento foi externado nesta terça-feira, 16 de março, data em que é comemorado o Dia do Ouvidor.

No texto, o controlador ressalta a garantia do acesso à informação e o direito à participação cidadã, mediante a apresentação de demandas ao Estado. “Trata-se de uma difícil e nobre atividade, que tem por objetivo atender o cidadão em seus interesses e necessidades, garantindo seus direitos. É com muita satisfação, portanto, que parabenizo o ouvidor setorial desta pasta, André Luís de Almeida Barbosa, pelo desempenho de suas funções em prol dos usuários de serviços públicos”, disse.

Aumento da produtividade

Em 2020, antes da pandemia do novo coronavírus, como consta no Relatório de Produtividade 2019/2020 da ouvidoria da Semad, foram elaborados 47 mandados de intimação e 408 despachos internos. E mesmo com as dificuldades e inovações, como o teletrabalho e a implementação de novas ferramentas, a exemplo de aplicativos de troca de mensagens e videoconferências, o corregedor André Luís de Almeida Barbosa ressalta que houve aumento de produtividade.

Assim, após meados de março, quando foi instituída a situação de calamidade pública em decorrência da pandemia, foram elaborados 1205 despachos em processos diversos, atendendo as demandas dos servidores, dos órgãos da administração pública e dos cidadãos. “Os trabalhos foram pautados na busca pela efetividade e maximização da transparência”, diz o corregedor da Semad.

Ouvidoria Semad

A ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão e a Semad e sua finalidade é receber, encaminhar e acompanhar sugestões, reclamações, pedidos de informações, denúncias e elogios dos cidadãos referentes aos serviços públicos prestados pela pasta. Ele existe para cumprir o que estabelece a Lei de Acesso à Informação (LAI).

Por meio dos canais de acesso à ouvidoria, todo cidadão pode expressar seus anseios e críticas que são encaminhados às unidades competentes para garantir, sempre, resposta aos registros. Também para obter da sociedade contribuições que elevem a qualidade dos serviços prestados pela Semad, um compromisso que integra o planejamento da nova administração pública.

Cada opinião, independentemente de sua natureza, além de revelar a avaliação popular acerca dos serviços públicos, indica à pasta os desafios e reflexões necessários para melhorar a sua gestão. Para isso, a Semad disponibiliza diversos canais, porém, durante a pandemia, o atendimento está sendo realizado de quatro formas: telefone, e-mail, WhatsApp e site da CGE (Sistema de Gestão de Ouvidoria-SGO).

Site Semad: http://www.meioambiente.go.gov.br/fale-conosco.html

Site da CGE: http://www.cge.go.gov.br/ouvidoria

E-mail: ouvidoria.meioambiente@goias.gov.br

Central de atendimento: (62) 98473-6423

O horário de atendimento da Ouvidoria Setorial da Semad é das 8h às 12h – 14h às 18h.

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