Na Conferência Brasileira de Mudança do Clima, Semad apresenta ações de enfrentamento às mudanças climáticas em Goiás

Secretária Andréa Vulcanis, ressalta o compromisso da atual gestão com a preservação do meio ambiente e questões relacionadas ao clima no Estado. E cita o Juntos pelo Araguaia, maior programa de recuperação de bacias em vigência no mundo; as ações de fiscalização e combate ao desmatamento ilegal; e ações preventivas aos incêndios florestais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) apresenta nesta quarta-feira (29/09), a partir das 14h, o painel “Resultado das Ações de Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas no Estado de Goiás” durante a realização da 3ª Edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC). Na ocasião, servidores da Semad demonstrarão as ações executadas pelo Estado de Goiás para o enfrentamento a essas consequências junto ao meio ambiente. 

A conferência, que teve início na última segunda-feira e deve se estender até a próxima sexta-feira, prevê a ampliação dos diálogos para a formulação e monitoramento de compromissos que influenciam o clima, além de propor saídas para a implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada (iNDC) do Brasil para o Acordo de Paris.

Nesse sentido, a titular da Semad, secretária Andréa Vulcanis, fala do compromisso da atual gestão, sob o comando do governador Ronaldo Caiado, com a preservação do meio ambiente e questões relacionadas ao clima no Estado. “As ações do Governo de Goiás têm sido realizadas de forma bastante efetivas”. E cita o Juntos pelo Araguaia, maior programa de recuperação de bacias em vigência no mundo; as ações de fiscalização e combate ao desmatamento ilegal; e ações preventivas aos incêndios florestais, entre outras.

Entre outras questões, os diálogos propostos pela Semad durante a conferência buscam responder as seguintes questões: como o Estado está lidando com as mudanças climáticas?; quais as principais ações do Estado que visam a diminuição e mitigação dos gases de efeito estufa?; como Goiás pode influenciar e apoiar outros Estados a adotarem essas medidas?; entre outras pautas. 

A programação do evento, assim como mais informações estará disponível no site: www.climabrasil.org.br

Interessados em acompanhar o evento também podem fazê-lo acessando o link do canal do Instituto Ethos: www.youtube.com/user/InstitutoEthos

Uma das propostas desta 3ª edição do evento é deixar evidente que tanto a sociedade quanto o setor produtivo brasileiro estão compromissados com o Acordo de Paris e que o protagonismo na agenda de clima, florestas e desenvolvimento sustentável e a governança climática representam grandes oportunidade para o País. A CBMC foi idealizada no ano de 2019 em virtude da desistência do Brasil em sediar a COP 26 e é realizada a partir da participação de diversas entidades públicas e privadas.

Saiba quem são os participantes da Semad na CBMC:

Andréa Vulcanis, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Danielly Lara Rocha Medeiros, Graduada em Ciências biológicas pela UNI-Goias. Especialista em saneamento ambiental;

Flavio Lopes Ribeiro, superintendente de Unidades de Conservação e Regularização Ambiental;

Murilo Raphael Dias Cardoso, gerente de Monitoramento Ambiental;

Robson Disarz, superintendente de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável;

Rodrigo Pinheiro Bastos, gerente de Fiscalização e Emergências Ambientais

Sarah Amado Ribeiro, líder de área ou projetos da gerência de Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo