Homenageada pela Assembleia, Andréa Vulcanis diz que avanços na pauta ambiental em Goiás se dão com diálogo

Solenidade aconteceu na noite da última quarta-feira (08/03) e foi proposta pelo presidente da Casa, deputado estadual Bruno Peixoto. Natural de Curitiba, secretária de Meio Ambiente agradeceu goianos pela forma com que é tratada: "De todos os lugares em que morei, esse é o mais acolhedor"

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis, recebeu na quarta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, o título de cidadã goiana. A solenidade aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa. Em seu pronunciamento, a homenageada disse que avanços conquistados na pauta ambiental, nos últimos quatro anos, são resultado de amplo diálogo e de esforço para modernizar a prestação de serviços. 

"Ao longo de quatro anos, fizemos um trabalho intenso com os setores econômicos e promovemos um diálogo amplo sobre todos os temas. Toda a modernização que a gente fez foi conversada. Eu acredito que promover a pauta de meio ambiente de forma sustentável e adequada passa, necessariamente, por ouvir os interesses, promover uma escuta ativa", afirmou Vulcanis. "Hoje estamos completamente harmonizados entre a pauta de meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, sobretudo no agronegócio aqui em Goiás. Isso é o coroamento de um trabalho de muito esforço, que tem produzido bons resultados".

Em alusão ao Dia da Mulher, Vulcanis defendeu que mais mulheres se envolvam em debates sobre preservação da natureza, por entender que o olhar feminino sobre o assunto é diferenciado. “Temos sensibilidade para ouvir e fazer um mundo melhor, e por isso defendo que as mulheres estejam cada vez mais engajadas nas pautas de meio ambiente. Sobretudo porque nascemos com esse entendimento sobre o cuidado com o outro”.  

Natural de Curitiba, Vulcanis agradeceu pela forma com que foi recepcionada pelos goianos quatro anos atrás, quando se mudou para assumir a Secretaria de Estado de Meio Ambiente. "De todos os lugares em que morei, Goiás é o estado mais acolhedor, o mais bonito e que nos dá uma alegria em estar aqui. Este clima é maravilhoso, o Cerrado é espetacular. Posso dizer que todos [goianos] aqui têm um espírito colaborativo e vontade de estar sempre a frente. Vontade de se desenvolver e sermos um estado próspero e rico".

O projeto que propôs o título de cidadã goiana a Andréa Vulcanis foi de autoria do presidente da Assembleia Legistiva, deputado estadual Bruno Peixoto (UB), que elogiou o trabalho iniciado por ela em 2020. “Quando Andréa chegou, as licanças demoravam até cinco anos para sair. Ela então enviou, à Assembleia, uma série de projetos de lei que trouxeram agilidade e eficiência ao serviço prestado", afirma. 

Biografia
Vulcanis graduou-se em Direito e fez mestrado em Direito Socioeconômico pela PUC-PR, com foco na área Ambiental. É procuradora federal, vinculada à Advocacia Geral da União (AGU). 

Vulcanis tem mais de 22 anos de experiência no exercício de cargos jurídicos e de gestão ligados à área ambiental, entre eles os de procuradora-geral do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), superintendente estadual do Ibama no Estado do Paraná, chefe de Gabinete junto à Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) e subsecretária de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal. 

Exerceu advocacia e consultoria na área ambiental. Foi presidente da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). É professora de Direito Ambiental, com livros e artigos publicados.

Foto: Semad

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo