Governo de Goiás inicia reabertura gradual dos parques para visitação
O Governo de Goiás iniciou, na última segunda-feira (10/08), a reabertura das unidades de conservação ambiental do Estado para visitação pública, pesquisas e levantamentos científicos presenciais, além de atividades educativas e de lazer comunitário.
A reabertura gradual foi iniciada em 06 das 23 unidades de conservação:
– Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN)
– Parque Estadual dos Pirineus (PEP)
– Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR)
– Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP)
– Parque Estadual Telma Ortegal (PETO)
– Parque Estadual do João Leite (PEJol)
A reabertura dos parques foi determinada no último dia 05 de agosto do Diário Oficial de Goiás. Segundo a Portaria 109/2020 da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a reabertura será realizada de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Veja a Portaria 109/2020-Semad AQUI
Os visitantes deverão usar máscara de proteção durante todo o período em que estiverem no interior dos parques e manter o distanciamento social, sem formação de aglomerações.
Em unidades como Terra Ronca, com visitas a grutas, os grupos de visitação deverão ser reduzidos, de acordo com o estabelecido por cada administração e também haverá um limite de visitantes por dia.
Segundo a secretária Andréa Vulcanis, qualquer medida restritiva poderá ser proposta de acordo com as novas diretrizes dos órgãos da saúde e do Governo de Goiás. “Nossa prioridade é a vida dos goianos. Entendemos que os parques são espaços importantes para a população, mas contamos com a compreensão de todos para que os protocolos sejam cumprido”, afirma a titular da gestão ambiental.