Governo de Goiás envia representantes para COP28, em Dubai

Pela primeira vez, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participa da principal conferência sobre mudanças climáticas do mundo

O Governo de Goiás está presente na COP28, em Dubai. O Estado enviou representantes para a conferência mais importante relacionada à temática de meio ambiente, com foco sobretudo nas mudanças climáticas e como mitigar seus impactos. “Em Dubai, o governo veio buscar acordos e possibilidades de recebermos troca de tecnologias, conhecimento e até mesmo recursos financeiros para buscar nossos biomas. Essa é a primeira vez que Semad está numa COP, discutindo temas tão sensíveis pra nós”, destacou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis.

A COP é uma conferência que reúne os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), onde são discutidas metas e acordos internacionais entre os países. “Muitas tecnologias têm sido desenvolvidas para mitigação das mudanças climáticas, e estamos aqui para apresentar e debater soluções de redução de desmatamento, combate às queimadas e construir uma estrutura para evitar que Goiás contribua com essas emissões de gases de efeito estufa”, explicou Vulcanis.

Além da secretária titular da Semad, o gerente de Mudanças Climáticas da pasta estadual, Milvo Di Domenico, é um dos representantes da comitiva de Goiás na conferência. “As pautas relacionadas às mudanças climáticas são urgentes e, num momento de reunião entre lideranças mundiais como esta, é imprescindível que Goiás apresente o que traz de diferencial para mitigar os impactos dessa realidade”, disse.

O que é a COP
Conhecida como COP, a Conferência das Partes é a reunião da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Esse encontro é realizado anualmente e, neste ano, ocorre em Dubai. O objetivo principal da conferência é reunir tais lideranças globais para debater e buscar soluções para mudanças climáticas e os problemas ambientais que afetam o planeta, além da negociação de acordos.

A COP1 foi realizada em Berlim, Alemanha, no ano de 1995. Dois anos depois, em 1997, a conferência, dessa vez feita no Japão, foi responsável pela criação do Protocolo de Kyoto, que estabeleceu metas para redução das emissões de gases de efeito estufa – sobretudo daqueles emitidos pelos países industrializados.

A edição deste ano acontece entre 30 de novembro e 12 de dezembro, na Expo City, em Dubai. A participação de milhares de delegados de todo o mundo também serve para celebrar, simultaneamente, a conferência das partes do Protocolo de Kyoto e a das 195 partes do Acordo de Paris de 2015, estabelecido na COP21, com objetivo de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo