Governo de Goiás e Município de Alto Paraíso abrem enquete para escolha de nome de novo parque estadual na região da Chapada dos Veadeiros

Aberta a população de todo o País, votação, que está disponível no site da Semad até o dia 7 de setembro, escolherá um dos quatro nomes do novo parque estadual que será criado em Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Município de Alto Paraíso, abriram, nesta quarta-feira (26/8), votação para a escolha do nome do novo parque estadual que será criado na cidade de Alto Paraíso de Goiás. O novo parque terá administração conjunta entre a Semad e a prefeitura local.

Por meio da enquete que está disponível no site da secretaria, a população de todo o País poderá escolher uma entre as cinco sugestões disponíveis para votação. Será permitido apenas um voto por pessoa durante o período em que a enquete permanecerá no ar. Para escolher o novo nome, basta acessar o site da Semad e buscar o ícone que conduz a votação. A votação estará disponível até o dia 7 de setembro.

A sugestão para cada um dos nomes apresentados enfoca a relevância ambiental da área e as atrações que o futuro parque irá oferecer aos visitantes:

– Parque Estadual das Cataratas dos Couros

– Parque Estadual das Águas do Paraíso

– Parque Estadual da Chapada de São Vicente

– Parque Estadual das Águas de Veadeiros

–  Parque Estadual Adílio Augusto Valadão de Miranda

 

Parque Estadual das Cataratas dos Couros

O nome “Parque Estadual das Cataratas dos Couros” faz referência ao principal atrativo existente na área – a beleza da sequência de quedas d'água do rio dos Couros, exuberante aos olhos do visitante

Hoje, “Cataratas dos Couros” é o nome pelo qual é conhecida esta localidade já consagrada no circuito de visitação da Chapada dos Veadeiros.

O nome rio dos Couros remonta à história do local: os caçadores lavavam os couros de suas caças, sobretudo veados, para depois vendê-los em outras localidades. Manter o nome pelo qual é conhecido possibilita levar o visitante a reconectar-se com a história da relação homem-natureza e celebrar os avanços.

Parque Estadual Águas do Paraíso

O nome “Parque Estadual das Águas do Paraíso” propõe exaltar e dar centralidade a uma pauta estratégica não apenas para Goiás, mas para o Brasil: as águas.  Fortalece a imagem do bioma Cerrado como berço das águas do Brasil e busca também reforçar o imaginário de sacralidade vinculado ao território do município de Alto Paraíso de Goiás, conferindo um sentido de pureza, força e singularidade. 

Não menos importante está a mensagem implícita cravada no nome “Águas do Paraíso”, uma mensagem que vai do subliminar ao campo objetivo, reforçando aspecto essencial e estruturante para psiquê humana: o paraíso terrenal, lugar que nos remete à conservação, à beleza, à gênese de tudo que vive em estado de pureza – e nada pode ser mais puro, sagrado e belo do que as “águas que vertem do Paraíso”.

"Águas do Paraíso" tem, ainda, apelo turístico: nada pode ser mais atraente do que “visitar e banhar-se às águas do Paraíso”. 

Parque Estadual da Chapada de São Vicente

O nome “Parque Estadual da Chapada São Vicente” faz referência à localização da área na  chapada denominada São Vicente. É o nome mais antigo da região e adotá-lo para a unidade de conservação seria consagrar a “chapada” como especial formação geológica.

Também é o nome dado a uma das cachoeiras que despenca do paredão, e que em época de chuva tem um volume de água gigantesco: a Cachoeira São Vicente tem mais de 100 metros de altura.

Parque Estadual das Águas de Veadeiros

O nome “Parque Estadual das Águas de Veadeiros” evoca a água como elemento natural central dessa unidade de conservação, reforçando que o cerrado é o berço das águas no País.

Esta proposta enfoca ainda o fato do novo parque estar adjacente à Chapada dos Veadeiros, integrando sua área com a grande riqueza natural que já existe na região.

O nome “Águas de Veadeiros” traz a importância do elemento água para toda esta localidade. São as “Águas de Veadeiros” que unem nossos esforços com o propósito de compor, juntar, agregar, integralizar.

Parque Estadual Dr. Adílio Augusto Valadão de Miranda

O nome “Parque Estadual Dr. Adílio Augusto Valadão de Miranda” é uma homenagem ao ex-chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Sinônimo de seriedade, descontração e humanidade, o médico e analista ambiental se dedicou à causa ambiental e social ao longo de toda sua vida.

Este nome confere ao “Dr. Adílio” seu lugar na história de Alto Paraíso: uma imensurável contribuição para com a preservação do meio ambiente e a saúde da comunidade local.

O parque

A criação da unidade de conservação foi anunciada pelo governador Ronaldo Caiado no final de junho. É a primeira unidade de conservação ambiental do Brasil com modelo compartilhado de gestão. A área de mais de 5 mil hectares fica conjugada ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e será administrada pela Semad, em parceria com a prefeitura local. 

“Goiás tem a benção de estar cravado neste tesouro da humanidade que é o cerrado. É um dever de cada um dos goianos proteger nossa casa. “Sempre defendi o desenvolvimento aliado à preservação. Não é por menos que Goiás saltou para o 3º lugar na produção de grãos e ainda dá exemplo na preservação”, disse o governador na ocasião.

Também em junho, em comunicado conjunto, a secretária Andréa Vulcanis e o prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes da Silva, apresentaram os propósitos da iniciativa ao superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Igor Soares Lélis.

De acordo com Andréa Vulcanis, a criação do parque vai assegurar a conservação de uma amostra significativa do Bioma Cerrado, garantindo a efetiva conservação dos ecossistemas ali encontrados. Agregado a isso, prevê a proteção da beleza cênica das cataratas do Rio dos Couros; a realização de atividades de ecoturismo, pesquisa científica, sensibilização, conscientização e educação ambiental; bem como a integração com as comunidades do entorno e a participação da sociedade por meio de suas representações.

Por fim, o prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes da Silva, afirma que “mesmo neste momento de pandemia e de grande preocupação no setor de saúde, aqui recebemos a secretária Andréa Vulcanis para nos ajudar em área que nos traz grande preocupação, que é as Cataratas do Rio dos Couros. A parceria com o Estado visa um bem maior que é a proteção daquele espaço tão singular para o nosso município”, destaca.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo