Estudantes fazem ‘trilha imersiva’ no Parque Altamiro de Moura Pacheco, em Goiânia
Uma manhã de fotos, contato com a natureza e lições sobre meio ambiente e, de forma mais específica, sobre a água: assim foi a visita de 13 alunos do Colégio Estadual Olavo Bilac ao Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), uma das unidades de conservação administradas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Os estudantes passearam pelas trilhas do Peba e da Mangueira e fizeram fotos que serão posteriormente divulgadas pela Semad.
O objetivo principal da atividade foi promover interação entre os jovens e o reservatório do João Leite, que fica no Peamp. Durante a trilha imersiva, que terminou às margens do ribeirão, os alunos conheceram espécies de borboletas, fotografaram as marcas da água na mata cerratense e interagiram com o meio ambiente.
”A experiência é incrível. Fiquei com vontade de aprender mais sobre a natureza e adorei fazer as fotos”, disse a estudante Mariane Serafim, de 17 anos. Para ela e algumas das colegas de sala, a trilha imersiva foi a primeira experiência de contato com uma unidade de conservação no Estado de Goiás.
A visita foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Goiás (Seduc). A gerente de Desenvolvimento Sustentável e Educação da Semad, Rubia Corrêa, foi responsável por organizar a ação. “Essa parceria entre as pastas está bem ativa. Hoje, os estudantes vieram aqui conhecer esse ambiente fora da sala de aula e ter contato com a natureza. Esses registros que os alunos fizeram vão mostrar o olhar que eles têm da natureza”, explicou a gerente.
O chefe da unidade de conservação, Marcelo Pacheco, foi o guia da trilha. “Nós mostramos como a água está presente em nossa vida, no dia a dia”, disse Pacheco. Segundo ele, caso a trilha seja feita com cuidado para não espantar os bichos, é possível ver, apenas em um trecho, mais de 60 espécies diferentes de animais.
Conheça o Peamp
O Parque Estadual Altamiro Moura Pacheco (Peamp) é uma unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Estado de Goiás, criada em 30 de dezembro de 1992 e, junto com o Parque Estadual do João Leite, ocupa uma área de 4.964 hectares.
O Peamp é cortado pela rodovia BR-060/153, que é a principal via de acesso. A entrada do parque está distante cerca de 12 km de Goiânia e 10 km de Terezópolis de Goiás, as duas cidades mais próximas. Todo o percurso é feito em pista dupla pavimentada, em bom estado de conservação. O Peamp está inserido nos municípios de Goianápolis, Nerópolis e Goiânia. O nome do parque é uma homenagem a Altamiro de Moura Pacheco, médico, farmacêutico, escritor, pecuarista e político goiano, antigo proprietário da área.