Equipe da Semad realiza visita técnica à empresa em Barro Alto

Reunião que contou com a presença da secretária Andréa Vulcanis, teve como intuito avaliar solicitação de licença ambiental por parte da mineradora Anglo American

Uma equipe técnica da Secretária Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, juntamente da secretária responsável pela pasta, Andréa Vulcanis, realizou, durante todo dia de quarta-feira (27/8), visita técnica à sede e dependências da mineradora Anglo American, localizada na zona rural do município de Barro Alto, na região do Vale do São Patrício, no interior de Goiás.

O encontro teve como objetivo avaliar pedido de licenciamento ambiental realizado pelo empreendimento e entender a dinâmica de funcionamento das áreas de lavra da empresas. No total, a Anglo American conta com cinco áreas de operação. "Visitamos todas estas cinco áreas e conhecemos as medidas de mitigação e os impactos ambientais de cada uma delas", explicou Vulcanis ao final da visita.

A empresa se encontra no momento com novos pedidos de licenciamento ambiental para ampliar sua planta. A equipe técnica da Semad já está avaliando esses pedidos. Em razão disso houve a visita técnica por parte da secretária juntamente com técnicos do licenciamento e de recursos hídricos no local solicitado. Os técnicos avaliam quais serão os impactos na fauna e na flora, bem como afetaria os moradores locais, tanto positivamente quanto negativamente.

Andréa Vulcanis explica que, com a visita, fica mais claro para os técnicos quais seriam os principais impactos que o novo empreendimento poderia gerar. "Aproveitamos a oportunidade para entender melhor a dinâmica da exploração do níquel. Cada tipo de mineração tem uma característica diferente uma da outra e, por isso, é muito importante que as equipes realizem essa imersão em campo para dirimir quaisquer dúvidas em relação ao pedido de licenciamento", descreveu.

O principal pronto observado pela equipe de técnicos é se há segurança hídrica, social, econômico e ambiental no novo projeto da empresa Anglo American. Esse tipo de avaliação somente é possível com uma ação em campo por parte das equipes da Semad. " Esse processo de avaliação e aprendizado só é possível ser realizado, de forma minuciosa, pessoalmente. Por isso tiramos as equipes dos gabinetes da secretaria para essa visita que durou o dia todo", explana Andréa Vulcanis.

Visitas como esta, destaca Vulcanis, são importantes também para a melhora no Know How dos técnicos em relação à mineração realizada no Estado de Goiás. Novas visitas à mineradoras continuarão ocorrendo nos próximos meses. "As avaliações continuarão acontecendo, pois é fundamental que a Semad aperfeiçoe cada vez mais o licenciamento ambiental voltado aos vários tipos de mineração que são realizado em Goiás", finalizou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo