Criado pela Semad, Sistema de Informações Geográficas Ambientais (SIGA) é premiado como ação inovadora em transparência pública
Iniciativa foi criada com o objetivo de promover adequada sistematização, padronização, divulgação e uso de informações geoespaciais oriundas das atividades, programas e projetos ambientais e de recursos hídricos desenvolvidos pela Semad. “Ganhar esse reconhecimento significa que fomos além do que a lei exige em relação à transparência pública”, comemora a secretária Andréa Vulcanis
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) recebeu nesta quinta-feira (10/12) o reconhecimento de ‘Ação Inovadora em Transparência Pública’ pela criação do Sistema de Informações Geográficas Ambientais (Siga-GO). A segunda edição do Prêmio Goiás Mais Transparente é uma iniciativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).
Em solenidade ocorrida no Auditório Mauro Borges, a secretária Andréa Vulcanis recebeu o certificado das mãos do vice-governador Lincoln Tejota, que na ocasião representou o governador Ronaldo Caiado. A titular da pasta recebeu os cumprimentos também do secretário-chefe da CGE, Henrique Moraes Ziller, e do conselheiro-presidente do TCE, Celmar Rech.
Como lembrado pela secretária Andréa Vulcanis, o Siga-GO foi criado com o objetivo de promover adequada sistematização, padronização, divulgação e uso de informações geoespaciais oriundas das atividades, programas e projetos ambientais e de recursos hídricos desenvolvidos pela Semad. “Ganhar esse reconhecimento significa que nós [a Semad] fomos além do que a lei exige em relação à transparência pública”, esclarece.
De acordo com o superintendente de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Robson Dizarz, o Siga “é uma infraestrutura que reúne informações dos diversos setores da Secretaria, que são disponibilizados à população de forma clara e aponta caminho para o local onde estão armazenados esses dados. A exemplo dos processos de licenciamento, recursos hídricos e de fiscalização, entre outros”, conta.
Além do Prêmio Goiás mais Transparente, na mesma solenidade foram anunciados os ganhadores do ranking do Programa de Compliance Público de Goiás, que mede, por meio de indicadores, o comprometimento e a capacidade de gestão dos órgãos estaduais. A iniciativa é o maior programa de integridade entre os estados do Brasil e que funciona, como afirmou o governador, “como uma vacina contra a corrupção”.
Já a edição 2020 do Prêmio Goiás mais Transparente é fruto, pela primeira vez, de parceria da CGE com o TCE-GO, por meio da unificação de seus indicadores. A premiação avalia a transparência ativa e passiva das páginas de acesso à informação dos órgãos e entidades públicas do Poder Executivo goiano. A solenidade de entrega dos prêmios integra a programação da Semana Internacional de Combate à Corrupção, organizada pelo Governo de Goiás com diversas ações entre 7 e 11 de dezembro.