APA do João Leite é tema de reunião em Terezópolis

Na  semana dedicada à água, o Ribeirão João Leite e sua área de proteção ambiental (APA) foram tema da reunião realizada nessa segunda-feira, 18/03, na Câmara Municipal de Terezópolis. O debate contou com a presença da secretária Andréa Vulcanis (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), do prefeito do município, Francisco Júnior, do presidente da Agência do Meio  Ambiente de Goiânia,  Gilberto Marques Neto, da promotora Melissa Sanchez Ita e outros membros do Conselho Consultivo da APA João Leite.

O foco da discussão foi  traçar diretrizes e  finalizar o Plano de Manejo da APA. O documento definirá as normas para a implantação de empreendimentos e atividades na região, de forma a proteger a biodiversidade e garantir água de qualidade e em quantidade suficiente para todos os usos, tanto no presente quanto no futuro;  além de discutir questões  como a área de expansão urbana, licenciamento ambiental, fiscalização e recuperação de áreas degradadas. Compõem a APA  João Leite os  municípios de Ouro Verde de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Anápolis, Nerópolis, Terezópolis de Goiás, Goianápolis e Goiânia.

A secretária Andréa Vulcanis (Semad) explicou que por meio do Plano de Manejo, que constitui a regra de usos e não usos, será possível trazer para  a região um novo patamar de desenvolvimento, produção e conservação. “Dia 22 próximo, é comemorado o Dia Mundial da Água e o nosso objetivo aqui é preservar os  recursos hídricos que são fundamentais para a região e para cidade de Goiânia. A missão dos municípios que estão nesta região é  promover a conservação da água, garantindo qualidade para os moradores locais, e  de outras  cidades que estão recebendo recursos hídricos dessa região,” conclui Andréa Vulcanis.

Plano de Manejo – O plano de manejo é um instrumento de gestão e zoneamento que visa ordenar os usos com vistas a compatibiliza-lós com a proteção e conservação do meio ambiente. Nesse sentido, são previstas regras que visam proteger os recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Ribeirão João Leite; assegurar condições para o uso do solo compatíveis com a preservação dos recursos hídricos; conciliar as atividades econômicas e a preservação ambiental; proteger os remanescentes do bioma Cerrado; melhorar a qualidade de vida da população local por meio de orientação e do disciplinamento das atividades econômicas; assim como disciplinar o turismo ecológico e fomentar a educação ambiental.

O Plano de Manejo foi apresentado pela STCP Engenharia e Projetos, empresa contratada, e  propõe a criação de 6 zonas distintas, as quais envolvem desde áreas focadas na preservação da natureza até áreas em que se permite a implantação de atividades comerciais e industrias (desde que não sejam incompatíveis com as normas). Também são propostos 12 programas com ações de monitoramento e educação ambiental, fiscalização, pagamento por serviços ambientais, entre outros temas voltados para a gestão sustentável do território.

APA

A APA João Leite tem área total de 72.128 hectares. Na unidade de conservação ambiental está localizada a barragem do Ribeirão João Leite, utilizada para o abastecimento de água de parte da população de Goiânia e de Aparecida de Goiânia.

 

 

 

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo