Sociobioeconomia é tema do novo episódio do podcast da Semad
O terceiro episódio do Semadcast, podcast da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), entrevista o pesquisador e analista aposentado do Ibama Francisco Campello. O bate-papo é sobre sociobioeconomia, um conceito que tem a ver com o uso econômico e sustentável de recursos providos pela natureza.
O episódio completo está disponível nos canais da Semad no Youtube e no Spotify (link no fim da matéria).
Campello acredita que um dos caminhos para que a sociedade supere desafios da produção de alimentos está no aproveitamento adequado da biodiversidade brasileira. “Nós já temos, por exemplo, um feijão que aguenta uma seca maior. Temos, também, um licuri, palmeira da caatinga, que podemos comer, mas ainda não aprendemos a fazer isso”, pondera.
Segundo o pesquisador, as comunidades tradicionais têm formas de se alimentar que, em algum momento, foram marginalizadas “pela aparência ou por ausência de rótulo”, mas que são estratégicas do ponto de vista nutricional. “A abordagem sociobioeconômica tem muito a ver com a segurança alimentar, com a segurança hídrica, porque mantemos as paisagens e nossos serviços ecossistêmicos, e segurança energética”, diz.
Campello foi um dos palestrantes no 1º Seminário de Sociobioeconomia Goiás, promovido pela Semad. O evento foi realizado na primeira semana de abril, na Assembleia Legislativa de Goiás.
Confira o episódio disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Oo_cg52e3TY&t=342s&ab_channel=Sec.Est.deMeioAmbienteeDesenv.Sustent%C3%A1vel
*Confira o episódio disponível no Spotify: https://open.spotify.com/episode/0bSMjFI3i0rKGaVe3kqIpQ?si=chMzg64WSRKE_iuIhZfq-w