“Mudar não basta, queremos ser os melhores”, diz secretária de Meio Ambiente de Goiás

Frase foi dita por Andréa Vulcanis durante lançamento do Inã, nova plataforma de fiscalização ambiental do Estado

“Mudar não basta, queremos ser os melhores”: a frase foi dita pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, durante lançamento da nova plataforma de fiscalização ambiental do Governo de Goiás, o Inã, nesta quinta-feira (07/03). O evento aconteceu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

No cargo há quase cinco anos, Vulcanis afirma que a Semad se consolidou como órgão ambiental de referência e que o caminho para se consolidar como o melhor está sendo pavimentado.

“A gente não quer mudar, a gente quer ser o melhor. Isso é uma coisa que eu aprendi aqui em Goiás: o goiano gosta de ser o primeiro em tudo e nós também queremos ser, como órgão de meio ambiente. Cada dia mais a gente se torna essa referência, que passa a ser reconhecida fora de Goiás”, afirmou a secretária.

“Colegas secretários de fora de Goiás e de outros órgãos daqui, que já ouviram falar de alguma política pública nossa, têm feito elogios. é muito bom quando um secretário De outro estado pergunta: ‘que é que você tá fazendo aí? Que projeto é esse que você implantou?’. Todos os nossos usuários de Goiás, ao sair para outros Estados, pedem serviços iguais e fazem comparação”, completou.

O Inã
O Inã foi estruturado em quatro eixos: alerta, fiscalização, gerenciamento e consulta. Reúne funcionalidades que não só vão aproximar a sociedade dos canais de denúncia da Semad, como também vão agilizar a tramitação de processos que dispõem sobre sanções administrativas ambientais, desde a lavratura de autos de infração até agendamento e realização de audiências de autocomposição, protocolo e julgamento de defesa.

“A Semad recebe grande quantidade de denúncias com pouca consistência, o que dificulta o trabalho das equipes de fiscalização. A plataforma foi construída de modo a estimular a população a entregar mais evidências e facilitar o trabalho dos fiscais”, diz o subsecretário de Licenciamento, Controle e Fiscalização da Semad, Robson Disarz.

Conheça um pouco de cada um dos quatro eixos do Inã

Alerta
O principal eixo do Inã é a aba de alertas. Ela permite que a sociedade faça denúncias sobre desmatamento, queimadas, atropelamentos de animais silvestres, poluição, barragens e outras emergências ambientais. Para denuncar, o usuário deverá selecionar se deseja se identificar ou não no ato da denúncia, identificar o local no mapa da plataforma e poderá anexar vídeos, fotos e áudios para contribuir com a fiscalização.

Gerenciamento
A aba “gerenciamento” permite ao cidadão acompanhar o andamento de processos, com opção para visualização e anexação de documentos. Há possibilidade, nesse eixo, de agendar de audiência de autocomposição, efetuar protocolo de defesa e assinar documentos online.

Consulta
O “Inã Consulta” oferece a possibilidade de checar, por meio de CPF ou CNPJ, possíveis débitos e embargos associados. Caso não haja débito ou embargo em sua respectiva propriedade, o cidadão poderá, nesta aba, emitir certidões negativas.

Fiscalização
O “Inã Fiscalização” é a aba que vai atender exclusivamente os fiscais da Semad. Servidores poderão manusear o aplicativo inclusive em stuações em que não dispuserem de acesso à internet (durante operações de campo, por exemplo). Nessa aba, conseguirão consultar outros sistemas e bases de dados da Semad durante as diligências.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo