Em parceria com a Semad, Ministério do Meio Ambiente irá disponibilizar internet gratuita em dois parques goianos

Em visita realizada por representantes da Semad, do MMA e da Goiás Turismo, houve anúncio da instalação de pontos de internet nas unidades de conservação da Serra dos Pireneus e da Serra de Jaraguá que abrangem a trilha do Caminho de Cora

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Goiás (Semad), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e da Goiás Turismo visitaram a trilha Caminho de Cora Coralina, trecho que cruza os municípios de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás. A inspeção ocorreu nos dias 14 e 15 de janeiro com a finalidade de viabilizar a integração do percurso à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), iniciativa que trará mais segurança para os turistas que contarão com padrões de estrutura e acesso.

Na quinta feira (14/01) a visita começou pelo Parque Estadual dos Pirineus (PEPi), local em que a subsecretária de Desenvolvimento Sustentável, Proteção Ambiental e Unidades de Conservação da Semad, Vanessa Schmitt, esteve acompanhada do Secretário Adjunto de Áreas do MMA, Gastão Donadi.

Foi disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente ao Parque Estadual dos Pirineus internet banda larga através do programa nacional Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC). Este acordo irá assegurar para os próximos 3 anos o fornecimento gratuito de sinal de internet em banda larga ao parque, de forma a apoiar o funcionamento dessa unidade no alcance das melhores condições de preservação do patrimônio natural, simultaneamente com a promoção da ampliação da conscientização ambiental.

A subsecretária Vanessa afirmou que este é o primeiro parque a ser contemplado com o serviço de internet em alta velocidade no percurso da trilha. “Em breve o Caminho de Cora contará com o acesso à internet gratuita para que todos os visitantes possam usufruir e conhecer um pouco mais das riquezas do nosso estado”, destacou.

Já na sexta-feira (15/01), Vanessa Schmitt e o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, além de Donadi, visitaram o Parque Estadual da Serra de Jaraguá com o intuito de alinhar a ações sustentáveis no turismo, que promovem a inclusão social, a preservação e a conservação de recursos naturais na unidade de conservação. Além disso, a exemplo do parque de Pirenópolis, a UC de Jaraguá também receberá um ponto de internet wifi gratuira.

“É uma forma responsável de integrar a fauna, a flora e o turista, além da geração de emprego e renda. Vamos fazer muita coisa boa para Jaraguá não só nessa unidade de conservação, mas em todas as unidades de conservação do estado de Goiás, levar o turismo de natureza, que é uma de nossas riquezas, para o mundo também”, enfatizou Fabrício.

Também participaram das visitas o gerente de Projetos da Semad, Elvis Santana e o presidente da Associação Caminho de Cora Coralina, Bismarque Villa Real.

Caminho de Cora

Composto por uma trilha de aproximadamente 300 quilômetros de extensão, o Caminho de Cora Coralina passa pelas cidades históricas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás, compreendendo também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí.

O projeto tem o propósito de estabelecer a ligação entre os municípios, povoados, fazendas e atrativos através de rota turística para ciclistas e visitantes.

Em 2017, a Goiás Turismo – Agência Estadual de Turismo – retomou a implementação do Caminho de Cora Coralina e ofereceu apoio em sua estruturação através do Programa Experiências na Natureza, viabilizando a inclusão dos Parques Estaduais e outras Unidades de Conservação no roteiro.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo