Semad participa de Semana Indígena em Uruaçu

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad Goiás) está participando da XI Semana Indígena no Memorial Serra da Mesa,  de  16 a 21 de abril, em Uruaçu. O evento reúne cerca de 5 mil participantes e vai discutir a temática da água marcando as comemorações do Dia do Índio , festejado no dia 19 de abril. 

A Semad participa do evento com palestras ambientais com temas relacionados a água, ministradas pelo palestrante Divino Pinheiro. Também acontece distribuição de mudas nativas do cerrado e cartilhas com temáticas ambientais como Educação Ambiental, Preservação de Nascentes da Mata Nativa.  

Esta edição deve contar com cerca de 5 mil etnias indígenas Xavante (MT e GO), Kariri Xocó (AL e DF), Kiriri (BA), Fulni-ô (PE) e Kichwua (Equador). Além de assistir às apresentações culturais e aprender sobre a cultura das etnias, os visitantes participaram de minicursos, apresentam seus povos, suas linguagens, rituais, danças  e comercializaram seus artesanatos e pinturas corporais.

 A Semana Indígena é comandada pela diretora do memorial e historiadora Sinvaline Pinheiro – coordenadora geral do Memorial Serra da Mesa. “A semana indígena é uma maneira de resgatar e valorizar as culturas milenares e chamar atenção para a situação de vulnerabilidade que esses povos vêm enfrentando,” esclarece a historiadora. 

Memorial

O Memorial Serra da Mesa foi construído com o objetivo de resgatar a história da região da Serra da Mesa e promover a educação ambiental, se tornando um centro de referência da cultura goiana. O local ocupa uma área de 20 mil metros quadrados, próxima ao Lago Serra da Mesa e à rodovia GO-237, que liga Uruaçu a Niquelândia.

A unidade se tornou o ponto de encontro da cultura regional e de toda manifestação folclórica. Sua estrutura física conta com um auditório para 300 pessoas e um grande museu com todas as espécies de animais existentes no cerrado goiano (taxidermizados), as rochas da região, espécies da flora e toda a história do homem do cerrado, em detalhes, através da exposição de fósseis pré-históricos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo