Assinado protocolo de intenções para instalação de usina em São João d’Aliança
O governador Ronaldo Caiado assinou nessa sexta-feira, 25/01, o Protocolo de Intenções da parceria entre o Governo do Estado de Goiás e as empresas sul-coreanas KSB e EnspireGroup. O documento visa a instalação de uma usina fotovoltaica em São João d'Aliança, no Nordeste do Estado.
O evento foi realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. A secretária Andréa Vulcanis (Meio Ambiente) acompanhou o ato de assinatura e disse ver com bons olhos a instalação da Usina porque as energias renováveis trazem um modelo de matriz energética sustentável. Agora, a secretária aguarda o pedido de licenciamento ambiental e apresentação do projeto para avaliar as questões técnicas relativas ao impacto ambiental do empreendimento.
Segundo a titular do Meio Ambiente, “há um compromisso da pasta para o
avanço e desburocratização do licenciamento ambiental, não só pra esse, mas para todos os empreendimentos que pretendem se instalar em Goiás”.
A região Noroeste, onde fica o município previsto para receber a Usina, São João d'Aliança, tem um dos melhores níveis de insolação solar do Brasil e grande potencial para a geração de energia fotovoltaica. Para o governador, o projeto vai levar qualidade vida, cidadania, dignidade para uma das áreas mais pobres do Estado.
Energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é obtida pela conversão da luz do sol em eletricidade. Para isso, são utilizados painéis fotovoltaicos, de onde vem o nome da energia gerada dessa forma. A usina deverá produzir 600 MW de energia e ser a maior do gênero no Brasil e no mundo, superando a usina Parque Solar Nova Olinda, no Piauí, que gera 290 MW e a usina Chinesa, considerada a maior do mundo, com produção equivalente a 500 MW.